63ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer dialoga com Governo Federal e elege nova diretoria

O Diretor-Pesidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, foi eleito como Vice-Presidente Nacional de Pesquisa.


Nos dias 16 e 17 de março de 2023 aconteceu a 63ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). A finalidade foi dialogar com entidades do Governo Federal e eleição da nova diretoria da associação para o quadriênio 2023-2027.

A 63ª Assembleia da Asbraer foi um dos eventos mais prestigiados com 25 das 28 associadas presentes, além de outras que buscam associar-se, e participação do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Embrapa, parlamentares e secretários de estado.

O segundo dia de assembleia foi dedicado à interação entre as associadas com eleição da nova diretoria da instituição para o quadriênio de 2023-2027. Foram apresentadas duas chapas, sendo a vencedora a chapa 1, formada por: Natalino Avance (IDR-Paraná), candidato à presidência da Asbraer; Luciano Brandão (Emater/RO), candidato à vice-presidência nacional e Gilson dos Anjos (Emdagro/SE), candidato à vice-presidência nacional de pesquisa.

Para o Conselho Fiscal ficou eleito: Cláudio Bortolini, Emater/MG, Loislene Trindade, Emater/DF e Diniz Dias, IDR-Paraná como titulares sendo Cláudio Bortolini o presidente do Conselho Fiscal e Daniel Pinto, IDAM/AM, Sandro Montenegro, Agerp/MA e Célio Haverroth, Bahiater/BA como suplentes.

As vice-presidências regionais ficaram: vice-presidente da região Centro-Oeste Renaldo Loffi (Empaer/MT) com suplência da Emater/DF, vice-presidente da região Norte Washington Ayres com suplência do IDAM/AM, vice-presidente da região Nordeste César Oliveira (Emater/RN) com suplência da Bahiater/BA, vice-presidente da região Sul Christian Lemos (Emater/RS) com suplência da Epagri/SC, vice-presidente da região Sudeste Otávio Maia (Emater/MG) com suplência da Emater-Rio. A diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, foi reconduzida ao cargo.

O presidente eleito da Asbraer, Natalino Avance, agradeceu a confiança e afirmou que atuará para resgatar a imagem das instituições de ATER, pesquisa e regularização fundiária. “A Asbraer vai ser fundamental nesse processo. Quer na promoção de capacitação, quer na articulação com governos e organizações internacionais, quer no diálogo com todos os atores políticos. Vamos fazer uma pauta participativa e conto com todos os estados e todas as associadas”, afirmou. Para ele, o trabalho no resgate e reconstrução da ATER Pública será o ponto-chave para os próximos anos.

Já o Vice-Presidente Nacional de Pesquisa eleito, Gilson dos Anjos, disse estar feliz por sua eleição e que é hora de desenvolver uma assistência técnica com mais qualidade. “Estamos muito felizes. Essa foi uma eleição muito disputada. Enfrentamos grandes estados concorrentes, como os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e graças a uma proposta bem elaborada e bem trabalhada conseguimos o resultado da nossa eleição. Agora é hora de trabalharmos juntos com o objetivo de desenvolvermos uma assistência técnica e extensão rural de qualidade, uma pesquisa agropecuária com resultados positivos, uma regularização fundiária realmente acontecendo. Então esse foi objetivo principal de Sergipe participar de uma chapa na Asbraer para marcar seu espaço em nível nacional”, destacou Gilson.

Fonte/Foto: Asbraer

Parceiros:

Última atualização: 20 de março de 2023 11:05.