Ações executadas pela Emdagro são destacadas na Festa do Leite

O governador Belivaldo Chagas esteve, na ultimo final de semana, no povoado de Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo, Alto Sertão sergipano, para participar da 10ª edição da festa Amigos do Leite – principal evento do segmento leiteiro do estado de Sergipe.

Na ocasião, o governador anunciou investimentos na produção leiteira do semiárido sergipano. Um deles foi a assinatura do Termo de Cooperação do Programa de Incentivo ao Cultivo de Palma Forrageira para alimentação animal, o programa “Mais Palmas para o Sertão”. Ainda durante o evento, o governador anunciou a ampliação do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e apresentou os primeiros resultados.

“Esse evento que tem colocado Sergipe em destaque nacional pela qualidade do plantel hoje que se cria nessa região e pela quantidade de leite que produz.  Em termos de governo, a gente apoia cada vez mais esse evento, e vamos ampliar também a nossa participação com o projeto de produção de palmas, para que a gente apoie também os pequenos produtores, porque o bonito daqui da região é que não são apenas os grandes produtores, mas principalmente os pequenos produtores que fazem com que tenhamos esse resultado tão positivo que nós temos aqui no estado”, declarou o governador.

O prefeito de Poço Redondo, Junior Chagas, agradeceu a presença do governador e os investimentos realizados na região, e aproveitou a oportunidade para solicitar apoio para a construção do novo parque de exposições do município.

“O ouro branco, como assim chamamos nosso leite, a cada dia aumenta sua produção. Estamos concluindo o projeto do parque e se cada deputado da bancada colaborar, teremos recursos suficientes não apenas para construir nosso parque de exposições, mas também o parque de vaquejada. E o governador já sinalizou que tem interesse na conclusão desse projeto, para que o governo do estado também possa nos ajudar”, disse o prefeito.

Sementes de Palma

Para a distribuição de Sementes de Palma Forrageira, cerca de R$ 1 milhão será investido pelo governo, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), através de cooperação firmada entre Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com execução da Emdagro.

Serão beneficiados 882 pequenos produtores de 12 municípios com a entrega de 3.000 milheiros de raquetes de palma forrageira, resistentes à cochonilha do carrmim, e cerca de 3.500 sacos de fertilizante.

Os municípios que serão contemplados com a entrega são: Porto da Folha, Monte Alegre, Poço Redondo, Canindé de São Francisco, Gararu, N. Sra. Da Glória, N. Sra. De Lourdes, Itabi, Aquidabã, Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto.

Resultados da IATF

Ainda durante o evento, o governo do Estado apresentou os primeiros resultados do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A partir deste programa, realizado pelo governo de Sergipe em 2018, nasceram 162 bezerros, provenientes das vacas leiteiras inseminadas com sêmen de animais de alta linhagem das raças Holandesas, Girolando e Gir Leiteiro.

“Esse é o compromisso de todos que fazem o governo do Estado, com essa região da produção do leite, que é exemplo para o Brasil. Temos aqui, fruto desse projeto de inseminação, bezerros e bezerras, e nós vamos avançar nesse projeto de inseminação em todo estado de Sergipe. Nesse primeiro momento vamos atender 270 produtores e 1.215 vacas serão inseminadas, para que a gente melhore esse plantel inteiro”, reforçou Belivaldo Chagas.

O projeto, desenvolvido pela Seagri, através da sua empresa vinculada Emdagro e em parceria com o Banese, tem o objetivo de beneficiar pequenos criadores de municípios da bacia leiteira sergipana, com a melhoria genética dos rebanhos, elevando a sua produtividade e, consequentemente, a sua capacidade de geração de renda para o homem do campo.

Neste ano, o programa ampliou o seu alcance técnico e também irá atingir, além destes, os municípios de Porto da Folha, Gararu, Aquidabã, Carira, Tobias Barreto, Frei Paulo e Simão Dias.

O secretário de Agricultura, André Bonfim, falou da parceria firmada para a realização da festa e da importância do evento para o incentivo na produção leiteira no estado. “Importante também contar com o apoio dos nossos deputados, inclusive estive recentemente em Brasília, juntamente com o deputado Fábio Mitidieri, lutando por melhorias na questão da bacia leiteira.

Junto com a Emdagro, este ano temos diversos títulos de regularização fundiária e estamos prestes a assinar Termo de Cooperação com a Embrapa, que vai atender Canindé, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória”, completou.

“São políticas importantes para essa região. Já trouxemos o programa de sementes, que nesse período de chuvas vai garantir grandes resultados, inclusive na questão da alimentação animal. Esse programa de palmas vai multiplicar a produção de palmas e consequentemente, vamos ter uma palma diferenciada.

Sobre o programa de inseminação, esse ano, a expectativa é de triplicar o número de animais que vão nascer. Programas que o estado está trazendo e que irão beneficiar cada vez os produtores da região”, pontuou o diretor presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza.

Sobre a festa Amigos do Leite

A programação do evento foi iniciada na última quarta-feira (17) e segue até o próximo sábado (20), com leilão de vacas de alta lactação, exposições diversas, torneio leiteiro de caprinos e bovinos, passeata dos tratores, clube da bezerra, exibição de filmes, feira de agricultura familiar e o tradicional concurso da Rainha do Leite, que este ano elegeu a jovem Mariana Laurindo. A jovem também recebeu a faixa de Garota Pingou 2019, através de votação pela internet.

A festa proporciona o aumento no número de negócios firmados no setor e a interação entre agricultores e produtores do Alto Sertão, com troca de conhecimentos na área de bovinocultura e caprinocultura, tecnologias para o campo e negociação de animais.

A exemplo dos anos anteriores, o stand da Emdagro foi destaque, onde foram apresentadas as ações dos Governo do Estado na Cadeia Produtiva do Leite e executadas pela Empresa : Manejo Alimentar, Manejo Sanitário, Manejo reprodutivo, Boas Práticas de Processamento e no processo de Comercialização.

Através da Seagri e da Emdagro, o Governo de Sergipe tem apoiado o evento todos os anos, disponibilizando assistência técnica e logística porque o evento é de grande importância para o fomento da cadeia produtiva leiteira.

* Texto da SECOM

Última atualização: 19 de agosto de 2019 09:31.