Agricultores participam de intercâmbio sobre a cultura da mandioca em Arauá

Ao todo 12 agricultores de 4 municípios participaram do evento

O intercâmbio, como ferramenta de assistência técnica e extensão rural (Ater), proporciona a quem dele participa a troca de experiências através da apresentação de atividades exitosas que o homem do campo desenvolve no seu dia a dia. E é pensando no desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca no Estado que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promoveu, na manhã desta quarta-feira (24), em Arauá, um intercâmbio técnico intermunicipal para que 12 agricultores familiares dos municípios de Lagarto, Pacatuba, Malhador e Aquidabã pudessem visitar a Agroindústria do Grupo de Jovens Cooperativistas da Colônia Sucupira (Cooperjos), no trabalho que desenvolve com a macaxeira à vácuo e o subproduto da mandioca.

O Grupo de Jovens, composto por 55 cooperados, tem apresentado uma experiência bem-sucedida na produção de alimentos saudáveis e o fornecimento aos mercados institucionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos PAA, através da chamada pública, e recebe importante apoio de técnicos da Emdagro do município de Arauá. “Hoje esse intercâmbio é para que os agricultores de outros municípios conheçam essa atividade exitosa de Arauá e possam expandir esse trabalho e fortalecer a cadeia produtiva da mandioca no Estado”, frisou o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento Ferreira.

Ainda segundo ele, a mandioca está entre as 10 culturas mais cultivadas em Sergipe. “Pensando nisso, tivemos no Centro de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura da Embrapa, em Cruz das Almas, na Bahia, onde cadastramos a Emdagro como uma ‘maniveira’ para receber estacas dos diferentes tipos de mandioca a fim de fazermos essa propagação e essa distribuição aos agricultores, porque a gente entende que, como a atividade vem crescendo muito, a Emdagro precisa estar ofertando, além da assistência técnica, novas variedades de mandiocas resistentes a pragas e doenças”, ressaltou Jean.

Para o Assessor de Comercialização da Emdagro, Wagner Brito, os canais de comercialização estão disponíveis. “Mas para isso é preciso que os produtores rurais se organizem para comprar bem seus insumos, produzirem bem adotando todas as tecnologias recomendadas pela Emdagro e, por fim, vendam bem o seu produto. Esse tripé tem que estar bem definido para que ele possa ter êxito no acesso aos diversos canais de comercialização, porém, para isso, é necessário que tenha uma programação da produção e uma programação de venda”, disse.

Roberto Vieira de Melo é o presidente da Cooperativa Agroindustrial Malhadorense (Coomalha). Ele destaca a importância do intercâmbio e diz que veio conhecer o processamento de embalagem à vácuo do Grupo de Jovens. “A nossa vinda aqui foi para entendermos como eles trabalham o processamento da embalagem à vácuo, porque, futuramente, nós queremos implantar em nosso município já que, hoje, nós fazemos o processamento dessa embalagem em parceria com o município de São Domingos. Então esse intercâmbio tem sido bastante enriquecedor, porque nos dá condições de aprendermos como eles conseguiram o projeto e como estão fazendo a logística para processarem aqui mesmo no próprio município de Arauá”, disse o presidente.

A cooperativa que o agricultor Roberto é presidente tem hoje 32 cooperados, e ele destaca que o principal objetivo é eliminar os atravessadores. “Nós temos 32 agricultores associados e queremos ampliar porque eles estão vendo o que estamos buscando, a dinâmica de trabalho para melhorar a vida do produtor rural e tirarmos deles a figura dos atravessadores. Nós temos condições de produzir, embalar e colocar tanto no mercado de merenda escolar tanto mercado interno e externo a produção da macaxeira a vácuo e valorizar o produto do agricultor local”, destacou Roberto.

Em processo avançado de inserção no mercado da merenda escolar, a Cooperativa das Cadeias Produtivas de Pacatuba conta com 48 cooperados e busca expandir os produtos para outros mercados. “O dia de hoje foi muito importante. Nós trabalhamos com maracujá, bata, côco, banana, arroz e esse intercâmbio tem mostrado o processamento da mandioca já que pretendemos trabalhar futuramente, mas, com o apoio da Emdagro a gente já está em processo de alcançarmos os mercados do PNAE e PAA”, comentou o presidente da cooperativa Geovanio Zeferino dos Santos.

Estiveram presentes no intercâmbio os chefes do escritório regional de Boquim e dos escritórios de Arauá, Neópolis, Malhador, Lagarto. Também prestigiaram o evento o prefeito de Arauá, Fábio Manoel Andrade Costa, o Vice-Prefeito e secretário de Agricultura de Malhador, Everaldo Franco, dentre outros.

Última atualização: 29 de maio de 2023 08:41.