4 de novembro de 2022 10:27

Emdagro aborda suinocultura em dia de campo sobre agroecologia


Reunindo 20 agricultores, evento foi organizado pela Prefeitura de São Cristóvão com o apoio da Emdagro, Sebrae e Projeto S.O.S Abelhas


Em São Cristóvão, 20 agricultores do Povoado Candeal e adjacências participaram de Dia de Campo, para uma produtiva troca de experiências sobre suinocultura, avicultura e apicultura, e discussão sobre as potencialidades da região. O evento foi promovido pela Diretoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Cristóvão, com a participação do chefe do escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) no município, engenheiro agrônomo Renato Figueiredo, que abordou a temática da importância da criação de suínos dentro dos parâmetros agroecológicos.

Além do técnico da Emdagro, também participaram do evento representantes do Sebrae, que trataram sobre o tema da avicultura; e os apicultores do Projeto S.O.S Abelhas, que demonstraram o trabalho realizado através das abelhas sem ferrão. “Essas são três atividades que prometem ser rentáveis nessa área do nosso município, haja vista que, nos próximos anos, ela passará por uma grande expansão, com o advento da rodovia Irmã Dulce, que interligará o Centro Histórico de São Cristóvão ao aeroporto de Aracaju”, avaliou Anderson Cardoso, diretor de Agricultura da secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Cristóvão.

Ele destacou a importância, para os agricultores locais, do trabalho desenvolvido pela Emdagro na assistência técnica e extensão rural (ATER) e desse intercâmbio de conhecimentos. “Uma troca de experiências entre os proprietários que já têm um trabalho com avicultura, com os apicultores do Projeto S.O.S Abelhas, Sebrae e a Emdagro é muito importante. A Emdagro, como sempre, tem sido uma parceira essencial, não só por seu conhecimento técnico, mas tambpem por trazer para os nossos agricultores informações sobre documentos, a exemplo da DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf]”, disse Anderson.

O agricultor José Renilson Barros, conhecido com Dedé da Verdura, definiu o evento como “uma maravilha”, diante da importância dos temas abordados. “Tem acontecido coisas boas aqui no povoado. O primeiro e o segundo dia de campo ocorreram lá em nossa propriedade, na nossa horta, e hoje está sendo aqui na propriedade de Luciano, o que é maravilhoso. Esse encontro é muito bom, por trazer e levar experiências sobre agroecologia, um tema bastante importante para debatermos”, salientou. Luciano Nascimento de Jesus também relatou ter se sentido gratificado por recepcionar o dia de campo em sua propriedade. “Estou muito feliz pelo apoio do pessoal da prefeitura de São Cristóvão, da Emdagro e da Associação; e nos colocamos sempre à disposição para realizar outros eventos como esse aqui”, disse o agricultor.

Em sua abordagem sobre a criação de suínos nos parâmetros agroecológicos, o chefe do Escritório Local da Emdagro em São Cristóvão, Renato Figueiredo, destacou a importância da criação de pequenos animais (aves e suínos) como forma de se obter uma fonte natural de nitrogênio, se manejados de forma agroecológica. “Tratamos também da importância dos minerais das rochas para saúde do solo, das plantas e animais, promovendo por consequência a saúde dos agricultores e consumidores dos produtos agroecológicos”, afirmou. Renato abordou, ainda, o problema gerado pelos dejetos suínos e orientou os agricultores sobre como testar novas formas de abordar e alterar o manejo da criação, com o objetivo de resolver o problema. “Por isso é importante o uso de bioinsumos sólidos e líquidos, como forma de recuperar a saúde do solo e das plantas”, concluiu.




























Last Updated on 4 de novembro de 2022 by carlos.mariz