Emdagro capacita médicos veterinários sobre atendimento da Febre Aftosa

Simulado acontece de 27 a 31 e tem o objetivo de oferecer respostas rápidas e às possíveis ameaças da doença


Atualizar o status sanitário de zona livre da Febre Aftosa com vacinação para sem vacinação em 2024, esse é o objetivo do treinamento em Atendimento a Notificação de Suspeita de Doença Vesicular que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realiza, no período de 27 a 31 deste mês, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos municípios dep Aracaju e Lagarto. A capacitação é destinado a 22 Médicos Veterinários do setor de Defesa Animal da empresa com o objetivo de darem respostas rápidas e efetivas às possíveis ameaças da doença.

O treinamento vai fortalecer os conceitos a respeito da epidemiologia, vigilância e ocorrência da Febre Aftosa, bem como sobre os procedimentos a serem aplicados em cada uma das fases de investigação de uma suspeita de doença vesicular, no atendimento de animais, colheita de material, biossegurança e fase de alerta dos casos suspeitos e prováveis de doença vesicular. A programação conta com dois momentos distintos. O primeiro com aulas teóricas que acontecem na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), em Aracaju, nos dias 27, 28 e 29 de março. Já a parte prática, ocorrerá no Parque das Palmeiras, município de Lagarto, nos dias 30 e 31 deste mês, onde serão envolvidas quatro propriedades no simulado.

“Estamos há 27 anos sem a presença da Febre Aftosa em nosso estado e estamos começando nosso primeiro simulado da preparação para a retirada da vacinação a doença. É uma ação importante porque Sergipe precisa ser área livre da doença sem vacinação. Com a retirada da obrigatoriedade de vacinação, os pecuaristas sergipanos terão uma grande economia por não precisarem mais adquirir os imunizantes nas etapas das campanhas, ou seja, em maio e em novembro. Além do mais, será um grande avanço para nosso Estado, por Sergipe ser estratégico no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, juntamente com Bahia, já que são os únicos estados fazerem parte do bloco 4”, comentou o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.

Para o superintendente do Ministério da Agricultura em Sergipe, Haroldo Filho, esse momento representa uma das etapas do processo de retirada da vacinação. “Esse treinamento é um esforço concentrado da Emdagro junto com o Mapa para cumprir as etapas necessárias para que Sergipe avance no status de área livre de Febre Aftosa sem vacinação. Dentro esse processo temos algumas etapas a serem cumpridas, que são muito importante, e uma delas é esse treinamento com a equipe do sistema oficial de veterinária do Estado para avançarmos no objetivo final”, disse.

Segundo a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, o Estado de Sergipe está bastante adiantado na luta para a retirada da vacinação da Aftosa. “Cumprimos algumas metas importantes, como o concurso da Emdagro que vai acontecer agora no mês de abril, a criação do fundo estadual e um fundo privado que está sendo criado, o atendimento do índice vacinal exigindo pelo Mapa, superando os 90% de animais imunizados há vários anos. Então, nossa estratégia é vacinar bem esse ano porque ainda teremos duas etapas de vacinação e um apelo que faço aos criadores é que vacine todo seu rebanho agora nessa primeira etapa da campanha e declare na Emdagro. Ele é o grande protagonista de tudo isso”, reforçou Aparecida.

Parceiros:

Última atualização: 29 de março de 2023 08:26.