Emdagro faz visita técnica em Centro de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura na Bahia

O Governo do Estado de Sergipe dá os primeiros passos na modernização da Citricultura Sergipana. Através de ações da Secretária de Estado da Agricultura via a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), ações tem sido implementação na construção de políticas voltadas a modernização da agricultura sergipana, com destaque para Citricultura. Neste sentido, por iniciativa da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dirater) da Emdagro, nos dias 18 e 19 de maio, foi realizada uma visita técnica ao Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura/Embrapa/CNPMF em Cruz das Almas/Ba.

Na oportunidade, o Diretor da Emdagro Jean Carlos, fez uma explanação sobre a nova política de parcerias da Emdagro e suas ações planejadas. Durante o evento, fruto de negociações com a Embrapa, foram recebidas do Chefe da Embrapa, Francisco Laranjeiras, 600 borbulhas de 04 novas variedades de porta-enxertos destacadas pela pesquisa, que viabilizará a instalação de um banco de sementes, visando apoiar os pequenos produtores de mudas e pequenos citricultores do Estado.

Em sequência, no dia 19 também com a participação do Assessor Walter Ramos, foram entregues a representante da Empresa Sergipe Citros às borbulhas, que por sua vez fará o serviço de enxertia sem custo para o Estado. Ainda durante a reunião com a Embrapa, foi negociada a capacitação dos novos Eng. Agrônomos e Técnicos Agrícolas concursados, no referido centro de Mandioca e Fruticultura, bem como parcerias para a instalação campos de novas cultivares de Abacaxi e Mandioca em nosso Estado, com acompanhamento direto da Embrapa.

Na ocasião a comitiva sergipana recebeu da Embrapa a doação de 600 borbulhas de citros das variedades Riverside, Índio, Sunki Tropical e San Diego e novas variedades de porta enxertos de alta qualidade produtiva e resistentes à Morte Súbita, doença que ataca o citros. “Essas quatro variedades de porta enxertos deverão compor um banco de sementes que será implantado na unidade de pesquisa da Emdagro de Boquim, visando a produção de sementes para a distribuição para pequenos produtores de mudas de citros do Estado”, comentou o Diretor de Ater da Emdagro, Jean Carlos Nascimento.

“Esta é a nova ‘Política de Resultados’ da Emdagro”, destaca o Coordenador de Agricultura e Sustentabilidade Ambiental Eduardo Barreto que participou da visita.

Parceiros:

Última atualização: 25 de maio de 2023 09:17.