Emdagro participa de fórum que reuniu agências de defesa agropecuária de todo o Brasil

Fonesa e Senagri ocorreram na capital mineira de Belo Horizonte


A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) participou, no período de 13 a 15 de junho, na capital mineira de Belo Horizonte, da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Defesa Agropecuária – FONESA e do Seminário Nacional sobre os Insumos Agrícolas – SENAGRI. Na ocasião, a Diretora de Defesa Animal e Vegetal, Aparecida Andrade, representou a empresa que discutiu sobre os principais temas voltados para a defesa agropecuária nos estados, a exemplo da Influenza aviária, que foi o tema mais debatido no encontro.

“O Fonesa é um fórum necessário para discutir e harmonizar estratégias que constituem a base para as políticas públicas de Defesa Agropecuária”, comentou a diretora. Segundo ela, a influenza Aviária foi uma das principais pautas. “Lá foi discutido a importância da regionalização do país com relação a ocorrência de focos de influenza aviária, a fim de tentar minimizar possíveis impacto as exportações, discutiu também o uso de tecnologias como drones e helicópteros para otimizar o enfrentamento da doença”, disse.

Outro tema importante, de acordo com Aparecida, foi o processo de retirada da vacinação nos Estados. “Nessa questão, o Ministério da Agricultura (Mapa) será acionado para definir estratégias e orientação para os Estados”.

SENAGRI
No Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (SENAGRI), aconteceu um amplo debate entre os representantes dos órgãos de Defesa Agropecuária a fim de viabilizar a elaboração e cumprimento de normas legais em todo território nacional, de forma harmonizada, levando em consideração as realidades regionais. “Com isso a Emdagro implantará em Sergipe uma série de melhorias para atender melhor o produtor rural e garantir segurança alimentar para população”, completou a Aparecida.

Parceiros:

Última atualização: 11 de julho de 2023 16:22.