Emdagro realiza visita técnica à Embrapa Algodão para impulsionar o Programa do Algodão Agroecológico

Plano de ação estadual deverá operacionalizar programa em Sergipe

 


A equipe técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou uma visita técnica à Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande, na Paraíba, para participar de uma reunião relacionada ao Programa do Algodão Agroecológico. O programa, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Embrapa Algodão, tem como objetivo revitalizar a cultura do algodão em sistemas de base sustentável no Nordeste.

Durante a visita, a equipe da Emdagro, composta pelo Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Jean Carlos Nascimento, a Engenheira Agrônoma Elizabeth Denise Campos, membro da Coordenadoria de Agroecologia e Produção Orgânica, além dos técnicos em agroecologia Waltenis Braga e Marize de Campos Lima  recebeu da Embrapa Algodão sementes de quatro variedades de algodão, bem como sementes de gergelim e amendoim. Essas sementes serão multiplicadas no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Emdagro, localizado em Itabaiana, Sergipe, e cultivadas em consórcio nas Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participativa (UAP) da região.

O Programa do Algodão Agroecológico em consórcios agroalimentares está programado para ser lançado no próximo mês de novembro e tem como foco promover práticas sustentáveis na produção de algodão, visando a redução do uso de agrotóxicos e a preservação do meio ambiente. “O Programa representa um passo importante na busca por soluções agrícolas mais sustentáveis e na preservação dos recursos naturais, e a colaboração entre a Emdagro e a Embrapa Algodão é fundamental para o sucesso desse empreendimento no nordeste brasileiro”, ressaltou o Diretor de Ater, Jean Carlos.

Além disso, a visita proporcionou uma rica troca de experiências com outros estados do nordeste, permitindo à equipe da Emdagro adquirir conhecimentos valiosos para a implementação bem-sucedida do Programa do Algodão Agroecológico em Sergipe. “Voltamos com a missão de discutir e elaborar um Plano de Ação Estadual, com a determinação de contribuir para o fortalecimento da produção de algodão agroecológico no estado e promover práticas agrícolas sustentáveis em benefício dos agricultores e do meio ambiente”, frisou o diretor.

 

 

Parceiros:

Última atualização: 17 de outubro de 2023 09:39.