Emdagro recebe missão técnica da Embrapa para desenvolvimento de campos experimentais em Sergipe

Parceria entre as duas instituições é impulsionar a produção agrícola no Centro Sul e Agreste sergipanos

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) recebeu a visita da missão técnica da Embrapa Fruticultura e Mandioca, de Cruz das Almas/BA, e da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Sergipe. O principal objetivo da visita foi firmar uma parceria entre as duas instituições visando o desenvolvimento de campos experimentais em duas regiões do estado de Sergipe, especificamente a Centro Sul com foco na citricultura e abacaxi e a região agreste com ênfase na cultura da mandioca e macaxeira.

Durante a visita, os técnicos percorreram duas áreas nos municípios de Boquim e Riachão do Dantas, onde puderam observar plantações de limão e abacaxi. Além disso, no município de Itabaiana, eles visitaram o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agroecologia da Emdagro e a Cooperativa de Produtores de Farinha de Mandioca de Campo do Brito.

No Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) de Itabaiana, a intenção é que a Embrapa desenvolva cultivares, como mandioca e macaxeira, que apresentem características de resistência a pragas e doenças. Jean Carlos Nascimento, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, destacou a importância dessa parceria: “A parceria Emdagro e Embrapa dará uma nova cara nas culturas de citros, mandioca e macaxeira. Nossa intenção é que a Embrapa traga sua expertise na área da pesquisa de novas variedade dessas cultivares para essas duas regiões, mais resistentes a pragas e doenças, e que tenha uma alta produtividade, além de desenvolver um programa de capacitação de técnicos da Emdagro e implantação do programa Reniva”.

O Engenheiro Agrônomo da Embrapa Fruticultura e Mandioca, Augusto César Moura, explicou que a visita da missão técnica tem o propósito de conhecer as áreas em que a Emdagro pretende criar unidades demonstrativas das culturas do citros, abacaxi, mandioca e macaxeira. Ele ressaltou: “Estamos aqui a pedido da Emdagro para conhecermos duas regiões no estado, afim de fazermos uma parceria para transferirmos tecnologias da Embrapa, com plantio de algumas variedades mais adaptadas a essas regiões, e desenvolver um trabalho de pesquisa, extensão e de multiplicação desses materiais para área dos produtores”.

Augusto César ainda acrescentou que no município de Boquim, a proposta é criar uma área de multiplicação de material propagativo de qualidade, devido a ser um grande desafio em várias regiões do Brasil. Em Itabaiana, o foco principal será na mandioca, buscando multiplicar material de qualidade e introduzir variedades mais adaptadas à região.

O presidente da Cooperativa de Trabalhadores da Farinha de Mandioca de Campo do Brito, Carlos Lapa Santos, está otimista com a colaboração entre a Emdagro e a Embrapa. Ele destinará 5 tarefas de sua propriedade para a implantação de uma unidade demonstrativa de mandioca e macaxeira, afirmando: “Eu espero que essa parceria multiplique nossa produção com outras variedades e dê um bom resultado. Estou destinando 5 tarefas para esse experimento para que a gente possa multiplicar cada vez mais”.

A parceria entre a Emdagro e a Embrapa promete impulsionar a produção agrícola nessas regiões, trazendo inovação, resistência e eficiência para as culturas de citros, abacaxi, mandioca e macaxeira.

Estiveram envolvidos na visita os Coordenadores de Agricultura e de Agroecologia da Emdagro, Eduardo Cabral e Waltenis Braga, respectivamente, o Engenheiro Agrônomo Valbério Paolilo, o Chefe do Escritório Regional de Lagarto, Arlindo Martins e os técnicos dos escritórios locais de Boquim, Itabaiana e Riachão do Dantas.

 

 

Parceiros:

Última atualização: 19 de fevereiro de 2024 11:26.