22 de junho de 2022 07:58

Governador Belivaldo participa dos 60 anos da Emdagro


Na ocasião, ele fez a entrega de carros, celulares, kits comemorativos e anunciou o concurso público para o final do ano


Governo Belivaldo Chagas participou, na manhã desta quinta feira (02), da solenidade em comemoração aos 60 anos de existência da Emdagro. Diversas autoridades presentes acompanham a história da empresa contada pelo próprio presidente da empresa, Jefferson Feitoza de Carvalho.

Na ocasião, o governador fez a entrega simbólica de 19 veículos, 50 celulares que auxiliarão os técnicos da empresa no desenvolvimento de suas atividades junto ao homem do campo e kits de comemoração dos 60 anos a todos os servidores da Emdagro, assinou ainda o termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Indiaroba para o fortalecimento da agricultura daquele município e autorizou a contratação da empresa para a realização do concurso público ainda esse ano.

Em seu pronunciamento, o Governador Belivaldo destacou o momento histórico em que a Emdagro está vivenciando com seus 60 anos. Comentou das dificuldades financeiras que seu governo teve no início da gestão e que vai deixar o governo com os cofres regularizados. Falou ainda do trabalho de recuperação das rodovias estaduais que, até o final do ano, serão 900 km de estradas serão recuperadas facilitando o escoamento da produção e o turismo.

Citou o importante trabalho que a Emdagro vem realizando com o melhoramento genético do rebanho leiteiro através da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) com o nascimento dos novos bezerros e destacou o espírito de união e competência, parabenizando a todos os funcionários que contribuiu e ainda contribuem  para construção dessa história. “O resultado positivo do nosso governo tem a parcela significativa da Emdagro”, reforçou Belivaldo.

O Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, discorreu sobre a história e os avanços da Emdagro ao longo dos seus 60 anos. “A história começou em 1962, quando o Governador da época, Luís Garcia, o representante da Arquidiocese de Aracaju, Arcebispo D. José Vicente Távora, o Diretor Geral do Banco do Nordeste da época, Sr. José de Noronha Moura e o representante a ANCAR – Associação Nordestina de Crédito e Assistência, Eng. Agro. Hildegardo Rodrigues Nogueira, se reuniram em uma solenidade realizada no Palácio Olímpio Campos, para assinatura de um convênio criando o Serviço de Extensão Rural em Sergipe”.

Com o modelo atual da Emdagro, o presidente detalhou importantes ações que beneficiaram direta e indiretamente os agricultores sergipanos. “E é com esse modelo que executamos o Programa Dom Helder, o PRONAF, o ATER Digital – que vai possibilitar atender um maior número de agricultores – o Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, o programa de Agroecologia, de Desenvolvimento Social, de Assistência a Culturas e Criações, o IATF, Regularização Fundiária, viabilizando a titulação de terra de milhares de agricultores em diversos municípios do Estado, os Programas Nacionais de Defesa Animal e Vegetal; o Serviço de Inspeção Estadual, o Programa de Fiscalização Agropecuária, Programa de Controle do Agrotóxicos e tantos outros”, destacou.

“Foi atuando ainda nesse modelo que aderimos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal – SISBI-POA, criando lei e atualizando o decreto Estadual; que criamos Lei e Decreto e defesa Vegetal; que implantamos o VIGIAGROPEC, que é um Sistema de Vigilância Agropecuária para o monitoramento de pragas da agricultura; que cumprimos 98% do Plano Estratégico do Programa de Vigilância para as propriedades rurais com animais susceptíveis a Febre Aftosa; que estamos finalizando o Plano Integrado de Vigilância de doenças de Suínos; que implantamos o Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos- SIAGRO e várias outras ações que estão em curso”, detalhou o presidente da Emdagro.

Por fim, agradeceu ao Governo do Estado, à Seagri, aos órgãos co-irmãs COHIDRO, ITPS, ADEMA e Banese, Assembleia Legislativa, Ministério de Agricultura (MAPA), todos os parceiros, agricultores e colaboradores por fazerem parte dessa história. “Encerro as minhas palavras homenageando e agradecendo aos colaboradores da Empresa, que durante esses 60 anos enfrentaram os mais variados tipos de obstáculos visando a promoção do homem do campo, tendo como foco de suas atenções o bem estar da família rural.  Um abraço fraterno em cada colega da Emdagro”, desejou o presidente.

Last Updated on 22 de junho de 2022 by carlos.mariz