4 de novembro de 2022 10:59

Programa de incentivo à vacina contra a Brucelose vai imunizar até 10 mil bezerras


Agricultores familiares, colonos, assentados, indígenas e quilombolas que possuem até dez vacas podem acessar o Programa do Governo do Estado de incentivo à vacinação contra a Brucelose bovina. O objetivo da campanha é vacinar gratuitamente até 10 mil bezerras, de 3 a 8 meses que residam em municípios do Territórios do Alto e Médio Sertão e municípios adjacentes com influência significativa na bacia leiteira sertaneja.

O programa tem parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Secretaria de Assistência Social, Seas, e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e beneficiará os pequenos produtores de assentamentos, de áreas quilombolas, de crédito fundiário e colônias.

Segundo a coordenadora do projeto, Izildinha Dantas, o produtor que solicitar a vacina receberá a visita do veterinário, que aplicará a vacina B19, e fará o levantamento do rebanho, cadastrando os animais no Sistema de Integração Agropecuária, SIAPEC, do Ministério da Agricultura. Em contrapartida, o produtor só precisa reunir as bezerras na data agendada, fornecer informações sobre o rebanho, e apresentar documentos de identificação pessoal e da propriedade, explica a equipe técnica da Emdagro.

O programa terá duração de cinco meses e para informar-se sobre a vacinação, o produtor deverá entrar em contato através do Whatsapp da Coordenadoria de Pecuária 79 99851-0808 ou visitar escritórios locais da Emdagro.

Para Dantas, com a vacina, os produtores vão proteger a sua própria criação e, consequentemente, a saúde dos consumidores dos alimentos derivados da sua produção. “A vacina servirá para o controle de doenças nos animais e para a saúde pública, já que a doença é transmissível pelos alimentos como o leite, a carne”, completa.

Last Updated on 4 de novembro de 2022 by carlos.mariz