Seagri e Emdagro entregam Cadastros da Agricultura Familiar no ‘Sergipe é aqui’, em Estância

De 1º janeiro a 11 de maio o órgão já emitiu 6.656 CAFs


Durante o  ‘Sergipe é aqui’, em Estância, realizado nesta sexta-feira, 12, 64 agricultores receberam o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A Secretaria Estadual da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio das suas vinculadas Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Companhia de Desenvolvimento Rural de Sergipe (Coderse), participaram do Governo Itinerante prestando serviços voltados ao homem do campo.

Durante a programação de Atendimento realizado na escola municipal Maria Isabel Carvalho Nabuco Dávila, o Secretário de Agricultura, Zeca da Silva, juntamente com o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, e do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Jean Nascimento, e dos chefes dos escritórios regional e local de Boquim e Estância, realizaram a entrega de 64 CAFs aos agricultores da região que se encontravam no evento.


O agricultor familiar do povoado Abaís, em Estância, José dos Passos Santos, que trabalha com criação de gado, disse estar bastante alegre por receber seu CAF no dia de hoje. “É muito gratificante estar aqui hoje recebendo este documento, porque ele é muito essencial para nós, pequenos produtores. O CAF vai me dar condições de aposentar e ter acesso até a um empréstimo”, celebrou o criador.

Questionado sobre a primeira etapa da campanha de Vacinação da Febre Aftosa, que está em curso neste mês de maio, o criador disse que já vacinou seu pequeno rebanho. “Ah, já aprontei toda a documentação na segunda-feira passada e já estou com tudo certo na Emdagro”, revelou, referindo-se à declaração de vacinação que todo criador tem que fazer junto à Emdagro, após imunizar seu rebanho.

Atualmente, Sergipe vem despontando entre os estados do Nordeste na quantidade de CAFs emitidas. De janeiro até 11 de maio, a Emdagro realizou 6.656 Cadastros de Agricultores Familiares. “Inicialmente, quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri pela realização de mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. A Seagri está aqui hoje juntamente com a Coderse e a Emdagro desenvolvendo várias ações, dentre elas, estamos entregando CAFs a agricultores do município. Estou muito orgulhoso porque Sergipe tem se destacado entre os estados do Nordeste em eficiência na emissão do documento e, por isso, quero parabenizar a todos os servidores da Emdagro, que nunca se

negaram em prestar o serviço, inclusive, tendo alguns deles trabalhado durante a madrugada para não prejudicar os agricultores. Então, eu rendo minhas homenagens aos funcionários da Seagri e Emdagro por esse empenho”, destacou o secretário de Estado da Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva.

Ainda segundo o gestor, outra coisa que também tem tornado Sergipe referência no Nordeste é em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos categoria leite (PAA Leite). “Por termos conseguido cumprir a nossa meta em relação ao PAA Leite, é que o Governo Federal prorrogou sua execução até dezembro. Já são mais de 680 mil reais investidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência, que é a nossa contrapartida, para realizarmos até o final deste ano e programarmos o PAA Leite para 2024”, disse.

O presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, destacou que a autarquia esteve presente com seus técnicos em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’ realizadas até o momento, oferecendo os serviços ao agricultor. “Assim como em todos os municípios que passamos acompanhando o governador Fábio Mitidieri, neste Sergipe é aqui, em Estância, a Emdagro está presente com sua equipe ofertando nossos serviços a todo o público rural. Hoje mesmo entregamos 64 CAFs aos agricultores do município, totalizando 115 produtores já cadastrados desde o início do ano, e aptos para acessar as principais políticas públicas do governo para melhorar sua plantação, sua criação e sua produção”, informou.

 

Parceiros:

Última atualização: 21 de maio de 2023 11:15.