4 de novembro de 2022 10:50

Técnicos da Emdagro realizam visita técnica à propriedade agroecológica em São Cristóvão


O assessoramento técnico é uma das ferramentas para o sucesso de qualquer negócio. Na lavoura essa atividade se dá por meio de profissionais Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas, Médicos Veterinários entre outros da área afim, que, juntamente com o agricultor, avaliam as potencialidades da propriedade, elaboram projetos e são responsáveis pela assistência técnica e o acompanhamento junto aos produtores desde o planejamento, definição de insumos necessários, prospecção de mercados, até a fiscalização de produtos para a comercialização. É assim que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO leva conhecimento ao homem do campo.

Na última semana, os Engenheiros Agrônomos Ary Osvaldo Bomfim, Elizabeth Campos e Maria Cleusa realizaram visita técnica para conhecer o desenvolvimento da cultura do açaí, o sistema de produção adotado, bem como o beneficiamento e comercialização da produção e prestar o apoio e acompanhamento técnico requeridos.

A propriedade Recanto da Gigi, do agricultor Alex Monteiro Gomes Ferreira, fica localizada no Município de São Cristóvão, a 22 km da capital Aracaju. Há 8 anos ele explora e beneficia o açaí, transformando em polpa e geleia, aproveitando, ainda, as sementes para produção de café de açaí. Sendo a diversidade de cultivos uma das práticas que preconiza, também tem plantado na área outras espécies tais como o cupuaçu e o mogno e preserva a vegetação nativa existente. “Adotamos aqui na propriedade um sistema de produção sustentável, com a utilização de técnicas e práticas agroecológicas, como a cobertura permanente do solo, para evitar formação de processos erosivos e a compostagem, por exemplo. Tudo isso tem favorecido a melhoria das condições físico químicas do solo e contribuído para a biodiversidade funcional através da ciclagem de nutrientes, evitando o desequilíbrio ecológico”, contou o agricultor.

“A Emdagro tem um papel fundamental de apoiar, fomentar e prestar assistência técnica a produtores interessados em adotar práticas que promovam mudanças e transformações e dar inicio ao processo de conversão para sistemas produção sustentáveis, o que além do reequilíbrio do ecossistema poderá trazer agregação de valor a seus produtos”, comentou o Coordenador de Desenvolvimento Rural, Eng. Agrº Ary Bomfim.

Ary aproveitou a visita técnica e orientou o agricultor a realizar a análise de solo por meio do programa desenvolvido pela Emdagro para esse fim, com apoio do Eng. Agrônomo Renato Figueiredo, chefe do escritório local da Emdagro em São Cristóvão. Além disso, foi recomendado pelas eng. agrônomas Elizabeth e Cleusa o envolvimento com outros produtores orgânicos da região com a finalidade de criar uma organização formal para certificação e venda da produção. Visitas técnicas têm comprovado que, com interesse, trabalho, orientação técnica e práticas integrativas, é possível recuperar o solo, preservar o meio ambiente e produzir de forma sustentável.









Last Updated on 4 de novembro de 2022 by carlos.mariz