8 de junho de 2022 10:51

Emdagro participa da Expoqueijo Brasil em Minas Gerais


Médica Veterinária da Emdagro foi jurada no concurso de queijo que analisou 900 tipos diferentes


A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) esteve presente na Expoqueijo – International Chees Awards, que ocorreu no período de 02 a 05 de junho, em Minas Gerais. A Médica Veterinária da Emdagro, Izildinha Dantas, participou como jurada do concurso de queijos do maior evento do seguimento do País. Ao todo 150 jurados de diversos Estados participaram do evento, que reuniu 900 queijos de diversos tipos, de 9 países diferentes.

A análise seguiu a metodologia da Organização Nacional de Provadores de Queijo (ONAF) e foram considerados o aspecto exterior do queijo, a característica da massa, e o odor, aroma, gosto, estrutura e solubilidade. “Cada grupo de 5 jurados analisaram em torno de 30 queijos dispostos em mesas. Desta primeira etapa do julgamento são classificados os 30 melhores queijos. Há uma segunda etapa, julgada por especialistas que selecionam 15 e estes são analisados por uma outra comissão que destacam os campeões: super ouro, ouro, prata, dentre outros aspectos”, comentou a jurada e representante da Emdagro Izildinha Dantas.

Cerca de 110 jurados, dentre eles a Médica Veterinária Izildinha Dantas, foram treinados pela ONAF, que possui sua sede na Itália e que atua na Europa capacitando e organizando eventos desta natureza. Os jurados utilizaram-se de uma metodologia oficial de análise e degustação, como forma de garantir a coerência no julgamento. “Essa foi uma grande oportunidade de aprendizado sobre queijos diversos, sobre o processo de julgamento e a conscientização do respeito que se deve ter às famílias dos queijeiros que há anos vem desenvolvendo seus produtos”, concluiu.

Last Updated on 8 de junho de 2022 by carlos.mariz