Sergipe se destaca no cenário nacional com 113 eventos realizados em 2023
O Ministério da Agricultura e Pecuária, através do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), disponibilizou um relatório detalhado em sua plataforma Business Intelligence (BI), evidenciando as ações de educação sanitária desenvolvidas em todo o Brasil. Este relatório, destaca a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) como a instituição com maior número de ações executadas e registradas em 2023, através da Diretoria de Defesa Animal e Vegetal.
Segundo o documento, a Emdagro realizou e registrou um total de 113 eventos de educação sanitária ao longo do ano passado. Estas ações incluem uma ampla gama de atividades, como capacitação técnica do público interno, workshops, dias de campo, cursos, treinamentos, orientações técnicas em trânsito, orientações técnicas durante fiscalizações e reuniões.
O Proesa, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária, através do Setor de Educação Sanitária do Departamento de Serviços Técnicos (SEDUC/DTEC/SDA/MAPA). Seu objetivo é promover a educação sanitária como ferramenta fundamental para a defesa agropecuária, capacitando profissionais e conscientizando a população sobre práticas sanitárias adequadas.
A responsável pelo Programa Estadual de Educação Sanitária da Emdagro, Cátia Brito, comentou sobre a importância deste reconhecimento e o impacto das ações realizadas. “Este resultado reflete o compromisso da Emdagro em promover a saúde animal e vegetal, através de uma abordagem educativa e preventiva. A capacitação contínua e a conscientização de todos os envolvidos são essenciais para a manutenção de um setor agropecuário forte e seguro”, afirmou Cátia.
A atuação da Emdagro em 2023 demonstra o comprometimento e a eficácia das suas iniciativas. Este desempenho destacado é um indicativo positivo para o futuro das práticas sanitárias no estado.
|