Seagri e vinculadas prestam assistência a produtores no ‘Sergipe é Aqui’ em Pedrinhas

Agricultores receberam orientações sobre o CAF e puderam emitir atestado de vacinação contra brucelose

 


O projeto de governo itinerante “Sergipe é aqui” foi realizado nesta quarta-feira, 30, no município de Pedrinhas. A cidade de 7 mil habitantes recebeu a 35ª edição do programa, realizado pelo Governo do Estado, que leva os serviços e ações da administração pública estadual para os municípios, transformando-os na capital de Sergipe por um dia. A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente com as empresas vinculadas: Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), realizando atendimento ao público assistido e levando benefícios para agricultores e população local.

No estande, foram prestadas informações sobre a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Na oportunidade, cinco agricultores receberam o documento e outros cinco o atestado de vacinação dos animais contra a brucelose. Participaram da ação o secretário executivo da Seagri, Patrick Santana, que representou o secretário Zeca da Silva; a superintendente Ana Patrícia Guimarães e os presidentes da Emdagro, Gilson dos Anjos e da Coderse, Paulo Sobral.

José Domingos dos Santos vacinou sete novilhas de seu rebanho contra a Brucelose e foi até o local receber o certificado da equipe técnica da Emdagro. Ele cria gado de leite e afirmou que procura manter sempre seus animais vacinados, a fim de garantir a qualidade do produto que fornece. “Todo ano procuro vacinar minhas vaquinhas para ter certeza que elas darão um produto bom e aprovado no mercado”, disse o pequeno produtor que tem um rebanho de cerca de 20 animais.

Doação de mudas

A equipe da Emdagro fez a distribuição de 50 mudas frutíferas aos agricultores que visitaram o estande. Acerola, pitanga, goiaba, jaca, jambo, cajá, abacate, manga, caju e amora foram algumas das espécies entregues no local.

Para a agente de saúde Janicelma Sacramento, mais conhecida na região como Zu, foi ótimo participar desse dia de ações em sua cidade natal. Ela contou que tem várias fruteiras no sítio, no Povoado Mutumbo, mas quando soube da distribuição de mudas de caju, foi logo até o estande da Agricultura a fim de garantir a sua. “A gente tem pé de abacate, goiaba, jaqueira, mangueira, limão, tangerina. Meu marido é agricultor e negocia com laranja e eu gosto demais de caju, por isso vim buscar mais um pezinho da fruta para ter em minha casa”, declarou.

A agricultora Adineilde Alves, também do povoado Mutumbo, também esteve no local para ganhar uma muda frutífera. “Já planto muitas frutas em minha propriedade, mas quando eu soube dessa distribuição vim correndo garantir um pé de goiaba da Emdagro. Vim somente com esse objetivo e prometi que só sairia daqui com ela, pois sei que é uma muda de qualidade, que vai dar frutos grandes e bonitos”, ressaltou a produtora rural que trabalha com o marido na plantação de laranja, na propriedade de 35 tarefas.

Também para o agricultor Roberto Miguel Santana foi uma ótima oportunidade participar desse dia de ações, promovido pelo Governo do Estado. “A gente já tava ansioso por esse dia de serviços aqui em Pedrinhas. Foi bom que atualizamos nossos documentos, realizamos exames e ganhamos esses pés de frutas. É importante a gente ter esse contato mais direto com o governador e ele saber que estamos do seu lado e a presença dele aqui é sempre bem-vinda”, afirmou o agricultor, que aproveitou a oportunidade para solicitar uma nova carteira de identidade e estava voltando para casa com uma muda de jaca que ganhou no estande da Agricultura.

Para o secretário executivo, Patrick Santana, é sempre muito bom ir ao interior levar ações e benefícios para os pequenos produtores, aproximando os serviços realizados pelo governo das pessoas que mais precisam deles. “Em parceria com a Emdagro, Coderse e Pronese a Secretaria de Agricultura do Estado procura estar diretamente em contato com o pequeno agricultor, dando apoio no que precisam, prestando toda a assistência técnica necessária para o pequeno produtor, trazendo o serviço de Ouvidoria e realizando ações que beneficiem os agricultores, como fizemos hoje aqui em Pedrinhas, esse município que tem como ponto forte a produção de laranja e frutas cítricas”, pontuou.

Coderse presente

Em Pedrinhas, a Coderse colocou à disposição da comunidade, ações de locação, perfuração, bombeamento, instalação, recuperação e manutenção em poços tubulares profundos. Outra atividade importante que a empresa pública mostra nas edições do ‘Sergipe é aqui’, é o Programa Água Doce (PAD). Mantido em Sergipe pela Seagri e executado por suas empresas vinculadas, o PAD possui 29 unidades de produção de água dessalinizada em localidades rurais de 11 municípios do semiárido. Em 2024, o Governo Federal em convênio com o Estado iniciou a construção de mais três unidades do programa.

Ascom Seagri

Última atualização: 28 de novembro de 2024 12:10.