Secretaria da Agricultura e empresas vinculadas levaram uma série de ações ao município
Localizado no baixo São Francisco sergipano, o município de Brejo Grande recebeu nesta sexta-feira, 23, a 33ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. Assim como nas edições anteriores, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente com a equipe técnica e vinculadas – Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) –, que levaram ações e serviços para agricultores familiares e demais cidadãos da região.
No estande da Agricultura, foram distribuídas 50 mudas de árvores frutíferas, entregues quatro Cadastros da Agricultura Familiar (CAFs) e 20 amostras de solo para análise pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS). Durante todo o evento, os presidentes da Emdagro, Gilson dos Anjos, e da Coderse, Paulo Sobral, estiveram presentes com suas equipes técnicas atendendo as demandas da população e dos agricultores assistidos pelo Governo do Estado.
Técnicos da Emdagro realizaram atendimento de moradores da região que foram até o local para fazerem seus cadastros, no intuito de submeterem ao processo de regularização para receberem seus títulos de terra. “Como previsto na Constituição Federal, muitas dessas áreas, já ocupadas desde o tempo da colonização em todo o Brasil, precisam dessa regularização, e aproveitamos a ocasião para dar início a esse processo”, explicou o diretor de Ações Fundiárias da empresa, Marcelo dos Santos.
De acordo com ele, o morador da área precisa se cadastrar para realizar o geocadastro da propriedade, seguida de visita de técnicos ao local, levantamento fundiário no cartório e consultas aos órgão para verificar se a área é de titularidade da União. “Feito isso, fazemos a medição e certificação da área e emitimos o Cadastro Ambiental Rural (CAR), finalizando o processo com a emissão do título definitivo da terra”, acrescentou Marcelo dos Santos.
Para o secretário-executivo da Seagri, Patrick Santana, o ‘Sergipe é aqui’ tem se mostrado uma iniciativa bastante eficaz. “É o Governo do Estado buscando aproximar cada vez suas ações do cidadão, dando oportunidade às pessoas de iniciarem o processo para regularização das terras devolutas, por meio do programa ‘Minha Terra’, e proporcionando, com isso, mais possibilidades para as pessoas que nela residem”, destacou.
Ações e serviços
Dona Maria Isaura Conceição visitou o estande da Seagri e voltou para casa com uma muda de abacate. “Eu tinha visto que o abacate possui muitos benefícios; foi quando eu passei pelo estande da Agricultura e vi que estavam distribuindo pés de frutas; fiz o cadastro e garanti logo o meu abacateiro”, disse.
A agricultora Juliana Ferreira dos Santos esteve no local e recebeu seu CAF, pois precisava do documento para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo pai. “O CAF é uma forma de a gente se identificar como agricultor e ser reconhecido”, destacou Juliana, que mora no povoado Brejão.
Quem visitou o estande da Agricultura também pôde conhecer a maquete da Coderse que representa uma unidade de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce. Além disso, a companhia disponibilizou informações sobre locação, perfuração, limpeza, teste de vazão em poços comunitários, instalação, manutenção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água.
Texto/Foto: Ascom Seagri
|