Na tenda da Seagri, empresas vinculadas levaram informações e realizaram atendimentos aos agricultores familiares
O programa de governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ chegou nesta quinta-feira, 23, a Neópolis, na região do baixo São Francisco, para realizar sua 38ª edição. Conhecida como a “Capital Sergipana do Frevo”, a cidade também se destaca pelo grande potencial agrícola e por abrigar o Distrito de Irrigação Platô, uma estrutura física pública que compõe o patrimônio do Governo do Estado. Neste dia de atendimentos e serviços administrativos e sociais voltados à população local, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) mais uma vez esteve presente, com suas empresas vinculadas (Coderse, Emdagro e Pronese) levando informações e realizando atendimentos público aos agricultores familiares.
O estande da Agricultura recebeu muitos visitantes atraídos pela distribuição de 50 mudas frutíferas, cuidadosamente preparadas pela Emdagro. No local também foi feito o encaminhamento de 70 amostras de solo para análise pelo ITPS, e entregues 15 carteiras de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAFs). Técnicos da empresa estavam a postos para prestar informações sobre emissão da carteirinha, cadastramento de pequenos produtores para vacinação de animais contra a Brucelose e Clostridiose, cadastramento para inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos, e regularização fundiária.
Anair Queiroz e Claudemiro dos Santos estiveram presentes e passaram na tenda da Agricultura, garantindo mudas de graviola. Eles têm um sítio nos arredores de Neópolis, onde plantam várias fruteiras. “Não sou agricultora, mas amo plantar e amo graviola. Saber que hoje estou satisfazendo essas duas paixões, não tem preço. Agradeço à Emdagro por nos dar oportunidade de contribuir com o meio ambiente, plantando mudas em casa, e realizar um sonho”, ressaltou Anair.
Já Claudiane Silva Ferreira recebeu sua carteirinha de agricultora familiar, e planeja novos horizontes com o CAF. “É a primeira vez que faço meu cadastro e vim hoje aqui no estande da Agricultura para pegar meu documento. Ele representa uma conquista para nós, porque a gente vive da agricultura, e com o cadastro muitas coisas boas virão”, comemorou a moradora do povoado Sítio São José.
No município de Neópolis, a Emdagro assiste a 352 agricultores familiares e vacinou, durante a semana de realização do governo itinerante, 25 animais contra a brucelose. Em 2024, o município recebeu quatro toneladas de sementes de milho, beneficiando 400 agricultores, e 70 toneladas de arroz, que ajudaram 693 rizicultores. As sementes fazem parte do Programa Estadual Sementes do Futuro.
Outro programa que recebe o apoio da Emdagro é o ‘Mão Amiga Cana de Açúcar’, que beneficiou 65 trabalhadores em 2023 e 70 em 2024.
Coderse em Neópolis
Durante o ‘Sergipe é aqui’, a Coderse fez uma exposição de itens produzidos no Platô de Neópolis. A área, que fica a 9 quilômetros da sede do município, é dividida em 41 lotes e ocupada por 40 empresários agrícolas (concessionários). A estrutura é administrada pela Associação dos Concessionários do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis (Ascondir), que possui concessão pública para cultivar a terra e operar o sistema.
Patrimônio da Coderse e administrado pelos seus concessionários, o Platô de Neópolis produziu quase 160 mil toneladas de frutas, mais de 51 milhões de cocos e 1.900.000 m² de grama ornamental e esportiva durante o ano de 2024. Os 41 lotes, sob cessão gerida pela companhia do Governo do Estado, geraram 3.500 empregos diretos.
A Coderse expôs ainda a maquete de uma Unidade de Produção de Água Dessalinizada do Programa Água Doce. Técnicos da companhia estiveram no local prestando informações sobre a locação, perfuração, limpeza e teste de vazão em poços comunitários, além de informar sobre a instalação, manutenção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água.
Em 2024, a Coderse perfurou e fez limpeza com teste de vazão em novo poço para atender às cerca de 130 pessoas que vivem no Assentamento 1º de Maio, com a produção de 1.127 litros de água por hora e investimentos de R$ 67.023,75, com recursos dos governos Federal e Estadual.
Por: Seagri