I – A EMDAGRO
Criada no ano de 1962 com a denominação de ANCAR-SE passando, posteriormente, a receber ao longo dos anos denominações outras: EMATER-SE, EMDAGRO, DEAGRO e atualmente EMDAGRO, por força de reformas administrativas ocorridas a nível estadual.
Surpreendentemente a partir do ano de 1990(Gov. Collor) o serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural foi totalmente desestruturado em todo país, abrangendo, concomitantemente, os níveis federal e estadual. Como consequência, as instituições estaduais prestadoras do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural foram enormemente afetadas nos seus mais variados aspectos chegando, algumas delas, a serem extintas, enquanto outras tiveram que forçosamente diversificar os seus serviços, como forma de assegurar a sua própria sobrevivência.
Dentro deste contexto, inseriu-se a Emdagro, que além de continuar executando o seu verdadeiro serviço de Assistência Técnica, teve de optar por outras linhas de ação julgadas importantes para o desenvolvimento da agropecuária estadual, como:Pesquisa Agropecuária, Defesa Animal e Vegetal e Ações Fundiárias, que hoje compõem a programação básica da Emdagro.
Convém ressaltar,que mesmo com todos esses percalços ocorridos a Emdagro continua a cumprir exequivelmente a sua Missão institucional, podendo-se identificar claramente uma relação positiva entre a presença do serviço de Assistência Técnica e a melhoria das condições econômicas e sociais do Estado e municípios, que, pela execução dos mais diferentes projetos, programas e atividades, geraram benefícios para a sociedade e em particular para os pequenos trabalhadores rurais que fazem a agricultura/pecuária familiar, distribuídos nos 75 municípios do Estado de Sergipe, onde a Emdagro tem a sua atuação direta, no campo, com base no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento rural sustentável.
II – Missão
Contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e expansão do agronegócio do Estado de Sergipe, atuando nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa, Defesa Agropecuária e Ações Fundiárias, para assegurar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade.
III – Visão de Futuro
Ser reconhecido pela sociedade como referência na promoção do desenvolvimento rural sustentável e excelência dos serviços prestados à agropecuária sergipana.
IV – Nossos clientes
- Produtores e famílias rurais
- Instituições Públicas
- ONG’s
- OSCIP’s
- Entidades Públicas e Privadas
- Empresas privadas
- Associações
- Conselhos Municipais
V – Nossos Guia de valores (Clientes, colaboradores, fornecedores, governo, sindicatos, sociedade,parceiros, grupos especiais)
- Responsabilidade
Respondendo de forma pronta e efetiva às demandas funcionais e sociais. Quando se é responsável se mantém os compromissos e se estabelece uma base de confiança.
- Generosidade
É compartilhar, é ajudar, é partilhar seu tempo, socializando conhecimento e informações com os outros, sem esperar retribuição. É uma qualidade do espírito.
- Perseverança
Manter a confiança frente às adversidades. Não desistir antes de alcançar os resultados pretendidos. Redirecionar as ações/estratégias para seguir no rumo desejado.
- Honestidade
Agindo com integridade e clareza nas nossas relações e negociações, gerando confiança nos clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades, governo e sindicatos pela transparência na gestão técnica, administrativa e financeira.
- Humildade
Reconhecendo os próprios limites e valores alheios e aprendendo com os seus semelhantes, exercitando o diálogo e a capacidade de ouvir.
VI – Objetivos Estratégicos
1. Cliente e mercado
-
Estruturar pólos de desenvolvimento com ações concentradas e integradas, considerando os arranjos produtivos e sociais existentes.
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Desenvolver ações para a mudança do foco da agricultura tradicional para agricultura agroecológica;
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Melhorar a efetividade de Defesa Agropecuária
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Fomentar o desenvolvimento do agronegócio
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Assegurar a qualidade das ações institucionais, visando a excelência operacional.
2. Processos Organizacionais e Gerenciais
- Dotar a instituição de uma estrutura ágil, flexível e horizontalizada (por processo);
- Desenvolver ações contínuas de modelagem e redesenho de processos;
- Desenvolver o Planejamento Estratégico;
Fortalecer e ampliar a estrutura de tecnologia da informação da instituição; - Desenvolver um plano de comunicação institucional;
- Modernizar e ordenar a estrutura física;
- Organizar um sistema de mensuração de resultados.
- Desenvolver planejamento operacional com visão integrada e de conjunto.
3. Articulação e parceria
- Promover parcerias para o desenvolvimento das pequenas agroindústrias;
- Realizar parcerias com entidades públicas e privadas para maximizar o uso de recursos e melhorar a eficácia das ações (ações em rede).
4. Gestão de pessoas
- Estabelecer uma política de gestão de pessoas;
Implantar um sistema de reconhecimento e valorização de pessoas - Desenvolver um sistema integrado de cargos e remuneração por resultado, habilidades e competências,
Implantar um amplo programa de capacitação de pessoas, em consonância com os objetivos estratégicos;
5. Gestão financeira
- Desenvolver mecanismos de captação de recursos, planejamento e acompanhamento de sua aplicação;
- Dotar a Instituição de um sistema de acompanhamento, controle e avaliação de convênios e contratos;
- Implantar um sistema de informações financeiras ágil e integrado.
6. Pesquisa e desenvolvimento
- Instituir uma política de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a agricultura familiar e o agronegócio
- Promover o desenvolvimento tecnológico do agronegócio
- Desenvolver e adaptar métodos de pesquisa participativa contribuindo para soluções de problemas sociais e econômicos regionais
- Estabelecer parcerias institucionais na geração e adaptação de tecnologias para atender a diversidade de demandas e resolver os gargalos da cadeia produtiva
- Promover a difusão de tecnologias geradas e adaptadas