A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO, resultante de transformação da ANCAR-SE, EMATER-SE, foi criada pela Lei nº 2.986, de 23 de maio de 1.991. Em 26 de agosto de 2004, a Lei de nº 5.416, criou o Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – DEAGRO-SE, em consequência autorizou a extinção da EMDAGRO, este ato foi revogado em 02 de janeiro de 2008, através da Lei de nº 6.333, que extinguiu a DEAGRO-SE e determinou que todos os bens, direitos e obrigações voltem a ser assumidos pela EMDAGRO.
A EMDAGRO, tem como missão, “Contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e expansão do agronegócio do Estado de Sergipe, atuando nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa, Defesa Agropecuária e Ações Fundiárias, para assegurar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade”.
Vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e da Pesca SEAGRI, desenvolve ações conjunta SEAGRI/EMDAGRO/CODERSE, em busca da promoção e erradicação da miséria e o desenvolvimento sustentável em todo o território sergipano, por meio da valorização da diversidade cultural, da gestão pública de qualidade e da consolidação da democracia participativa.
Os projetos e ações priorizadas, são norteadas pelo Planejamento Estratégico do governo vigente Fábio Mitidieri, a qual se constitui em ferramenta central, na execução, acompanhamento e mensuração das metas e resultados a serem perseguidos no quadriênio 2023-2026. São eles:
- P.15. Promoção da Segurança Hídrica para Produção Rural
- P.16. Construção da Adutora do Leite
- P.17. Fortalecimento da Assistência Técnica, da Extensão Rural e da Defesa Agropecuária
- P.18. Promoção da Pesca e da Aquicultura
- P.19. Regularização Fundiária de Propriedades Rurais
- P.20. Programa Agroindustrial de Sergipe – PRODAI
- P.21. Desenvolvimento de Negócios Rurais para Pequenos Produtores – Sertão Vivo
- P.62. Fortalecimento do PAA e Promoção da Produção e do Acesso a Alimentos Saudáveis