31 de março de 2022 11:17

Adesão de Sergipe ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal amplia oportunidades para as agroindústrias


Sistema facilita a comercialização de produtos de origem animal de um estado para outro


O Serviço de Inspeção Estadual da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o título de reconhecimento de equivalência para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA. O certificado de reconhecimento foi entregue ao Governador Belivaldo Chagas pela Ministra Tereza Cristina, no último dia 24, quando de sua passagem por Sergipe para a entrega de 393 títulos de propriedade rural, em Poço Redondo, Sertão sergipano.

Com a adesão ao Sisbi, o Estado de Sergipe promoverá o desenvolvimento das indústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), possibilitando que os produtos sergipanos das empresas aprovadas e inspecionadas pela Emdagro possam ser comercializados em todo território nacional. “A adesão ao SISBI será uma importante ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe devido à implantação de novas agroindústrias, as quais garantirão o abastecimento e a segurança do alimento que a população consome. Dentre os objetivos do Sisbi está a harmonização e padronização dos procedimentos de fiscalização dos produtos de origem animal entre os serviços oficiais de inspeção dos diversos estados para garantir a inocuidade e segurança alimentar”, comentou a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Maria Aparecida Nascimento Andrade.

Os estabelecimentos interessados poderão procurar a Coordenadoria de Inspeção Animal na EMDAGRO/Aracaju ou entrar em contato pelo telefone 79-3234-2630 ou pelo e-mail: dipoa@emdagro.se.gov.br para mais informações. “As indústrias interessadas farão uma solicitação formal a Emdagro solicitando sua adesão ao Sisbi e terão que ter registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), apresentando documentações exigidas e condições físicas, higiênico-sanitárias e tecnológicas satisfatórias para poderem integrar o sistema”, orientou a diretora, esclarecendo que os estabelecimentos registrados no SIE/EMDAGRO que optaram por não aderirem ao SISBI-POA permanecem com a abrangência de comercialização de seus produtos restrita apenas ao território do Estado de Sergipe.

O que é o SISBI
A sigla SISBI ou SISBI-POA significa Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Ele faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Seu objetivo é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Sua finalidade é permitir que produtos de origem animal de um estado possam ser vendidos legalmente em outro.

“Ou seja, se um abatedouro frigorífico de bovinos em Sergipe que deseje comercializar seus produtos no estado de Alagoas é necessário estar adequado ao sistema de inspeção. Já os produtores que estão em localidades próximas às fronteiras, então, o SISBI é sinônimo de competitividade e aumento dos lucros. Isso porque cria essa possibilidade sem a necessidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, explicou Aparecida.

Last Updated on 31 de março de 2022 by carlos.mariz