25 de março de 2022 11:55

CADERNETAS AGROECOLÓGICAS // Emdagro de Poço Verde realiza 1º Encontro Municipal de Mulheres Beneficiadas


Com o objetivo de socializar os resultados do monitoramento da produção obtida nos quintais produtivos das 16 mulheres trabalhadoras rurais das comunidades São José, Saco do Camisa e Cacimba Nova, município de Poço Verde, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe realizou, no início do mês, o 1º Encontro Municipal de Mulheres beneficiadas com as Cadernetas Agroecológicas. O monitoramento foi realizado no período de três meses pela equipe da unidade local da Emdagro, os quais prestam assessoria de técnica e extensão rural junto ao grupo de mulheres que utilizam a caderneta agroecológica como ferramenta importante para conhecer melhor sua produção e renda auferida.

Dos conteúdos abordados, foram destaques os avanços das mulheres beneficiadas com as cadernetas agroecológicas, a percepção quanto a importância da renda auferida  oriunda da produção dos seus quintais produtivos, a inserção nos espaços de mercado e comercialização, a valorização da produção, seu empoderamento  econômico, acesso a informação, capacidade  de mobilização e articulação,  a partir  da formação continuada recebida pela equipe local da Emdagro em Poço Verde e, ainda, a aquisição de bens e serviços como fruto de renda obtida  de suas atividades.

O evento foi uma oportunidade de aglutinar as mulheres e restituir as informações do monitoramento, mostrando a contribuição dada por cada uma delas ao processo de desenvolvimento e crescimento da comunidade, do município e do próprio estado. “Foi muito gratificante e motivador para nós, da Emdagro, que continuamos cotidianamente buscando meios para dar visibilidade as mulheres trabalhadoras rurais”, observou o Gestor local da Emdagro em Poço Verde, Luiz Alberto Souza Técnico.

Por sua vez, o gestor do escritório regional da Emdagro, em Lagarto, Engenheiro Agrônomo Áureo Conceição Andrade, ficou impressionado com a organização das agricultoras. “O que nos impressionou em relação ao evento, foi o correlação entre os trabalhos realizados no âmbito da organização rural, atribuindo solução de continuidade e mostrando uma construção coletiva com começo, meio e continuidade das ações”, disse ele.

“As orientações  da Emdagro sobre as cadernetas agroecológicas estão sendo muito importantes principalmente no início do projeto, pois deu um novo entendimento e abriu os nossos olhos para muitos assuntos que a gente não entendia como conhecer melhor a nossa importância como mulheres trabalhadoras do campo, a renda que a gente pode obter com a nossa pequena produção e outros assuntos importantes’’, disse a agricultura da comunidade Cacimba Nova, Ana Maria de Oliveira Souza Santos.

Do encontro, participaram, além da equipe local da Emdagro de Poço Verde através  dos Técnicos Maria de Fátima Souza e Luiz Alberto Souza, a técnica da equipe do Programa de Organização e Desenvolvimento Social da Emdagro Aracaju, Tabita Evangelista Reis de Araújo, o Gestor Regional de Lagarto, Áureo Conceição Andrade, Secretária Geral  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rita de Cassia de Jesus Santos e a Enfermeira da   Secretaria Municipal de Saúde  Paloma  Rodrigues da Silva ambos em Poço Verde.

CADERNETA
A caderneta agroecológica é uma metodologia que tem como proposta monitorar a produção da agricultura familiar e camponesa, dando maior visibilidade e valorização a produção agroecológica e diversificada, principalmente, das mulheres trabalhadoras rurais com seus quintais produtivos, cuja renda auferida não é apenas uma ajuda, mas uma renda essencial para a reprodução familiar.

Last Updated on 25 de março de 2022 by carlos.mariz