Comitiva da Emdagro visita projeto de Energia Solar em Minas Gerais

Uma comitiva da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou uma visita técnica à cidade de Ponto dos Volantes, em Minas Gerais, para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) na área de energia solar. A visita foi coordenada pelo Diretor Administrativo e Financeiro da Emdagro,Fernando André de Oliveira, e pelo Diretor Técnico Jean Carlos Nascimento, acompanhados pelos técnicos Eng. Agrônomo Godofredo Vieira e o Engenheiro Civil Hugo Monteiro Rocha.

O objetivo da visita foi conhecer a usina fotovoltaica instalada no município, que promete reduzir significativamente os custos de energia elétrica. A equipe da Emdagro foi recepcionada pelo Eng. Agr. Ricardo Almeida, gestor da Unidade Regional da Emater/MG em Almenara, e pelo Eng. Agrônomo Cristiano Santos, chefe da unidade local da Emater/MG em Ponto dos Volantes.

Durante uma reunião técnica, também estiveram presentes o Secretário de Agricultura, Rui Borges, e o engenheiro elétrico Flávio Borges, responsável pelo desenvolvimento e implantação do projeto da usina fotovoltaica. A usina, construída em uma área de 400 metros quadrados, tem capacidade de produção de 12.000kw/h/mês e teve um custo de R$ 500.000,00, financiado pela Emater/MG. A expectativa é que o investimento se pague em 12 meses, com uma redução de quase 100% nos custos de energia elétrica.

O Diretor Administrativo e Financeiro da Emdagro, Fernando André de Oliveira, destacou a importância de buscar soluções sustentáveis e economicamente viáveis para suprir as demandas energéticas da empresa. “Estamos impressionados com o que vimos aqui em Ponto dos Volantes. Essa iniciativa da Emater/MG mostra que é possível investir em energia limpa e reduzir custos operacionais ao mesmo tempo. Precisamos considerar seriamente a implementação de projetos similares em nossa empresa, onde a EMDAGRO tem um custo mensal hoje em energia de R$ 54.000 onde uma usina com uma produção de 8.000 kWh/mês supriria em 100% nossas necessidades” ressaltou Oliveira.

A visita foi marcada por questionamentos sobre custos, benefícios, manutenção, contratos de execução e financiamentos relacionados ao projeto de energia solar. Todo o material apresentado será analisado pela Emdagro, visando a possibilidade de adoção de tecnologias semelhantes no estado de Sergipe.

 

 

Parceiros:

Última atualização: 22 de abril de 2024 09:22.