Curso de avicultura caipira capacita agricultoras em Itabaiana

Objetivo foi levar conhecimentos sobre manejo sanitário, aumento de produção e de renda

Na manhã desta quarta-feira, dia 05, o Povoado Barro Preto, localizado no município de Itabaiana, agreste sergipano, foi palco de um importante evento: o curso de avicultura caipira. Destinado a 20 produtoras rurais da comunidade, o curso foi uma iniciativa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e contou com a expertise do Professor Claudson Oliveira Brito, do Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo do curso foi proporcionar conhecimentos técnicos na melhoria do manejo de aves caipiras, aumento na produção de carne e ovos e geração de renda para as famílias envolvidas.

O Extensionista da Emdagro, Agenor Antônio Nascimento, ressaltou a relevância da iniciativa para a segurança alimentar e nutricional das famílias da região, destacando os aspectos de manejo sanitário, alimentar e comercialização abordados durante o curso. Agenor destacou que a escolha da comunidade do Barro Preto para sediar o evento se deu pelo potencial dos agricultores familiares locais em ampliar a produção, adotar práticas mais eficientes e, consequentemente, melhorar a renda familiar.

O Professor Claudson Brito, em sua fala, ressaltou a busca por capacitar as produtoras locais, enfatizando a importância da tecnologia e do conhecimento para aumentar a produção e a lucratividade, garantindo a subsistência das famílias. “O curso representa um passo importante para o fortalecimento da avicultura caipira na região, promovendo o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para as comunidades rurais de Sergipe”, destacou ele.

Jucélia dos Santos, representando a liderança comunitária, expressou a gratidão da comunidade pelo curso, destacando a relevância das orientações técnicas da Emdagro para melhorar a produção local. “O curso é muito importante na comunidade porque aqui todas as família criam duas, três, quatro galinhas e o curso hoje veio trazer conhecimento, melhoria e técnicas que facilitem nossa produção”, frisou a agricultora.

Além das produtoras rurais, participaram também os Técnicos Agrícolas do escritório de Itabaiana Josevânia de Oliveira e Raimundo Luciano dos Santos, os Médicos Veterinários da Coordenadoria de Pecuária do escritório central Adriana Frias e Larissa Góes, e Maurício Kalil do escritório regional de Lagarto, o Assessor de Programa e Projetos Especiais Godofredo Albuquerque e o chefe do escritório local da Emdagro de Tobias Barreto José Leandro dos Santos demonstrando o compromisso da instituição com o desenvolvimento agrícola da região.

 

 

Parceiros:

Última atualização: 13 de junho de 2024 09:48.