Emdagro apresenta novas tecnologias no plantio de laranja para citricultores do sul sergipano

A aplicação do hidrogel e filtro solar estão entre as inovações no cultivo dos laranjais

Pequenos citricultores da região centro-sul do estado em breve poderão contar com novas tecnologias no cultivo dos pomares. Durante o dia de campo realizado no município de Mangue Grande, em Boquim, os agricultores conheceram práticas de manejo e cultivo que envolvem tecnologia e avanços para otimizar a produção e garantir a saúde dos laranjais. A ação é parte do Programa Citricultura Sustentável, do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

A equipe técnica da Emdagro estabeleceu uma unidade demonstrativa na propriedade do agricultor Sérgio Bispo Rodrigues. Durante a demonstração, os citricultores puderam acompanhar o plantio das mudas de citros com novo espaçamento sugerido e de forma consorciada com feijão de corda e amendoim. Também foi apresentada a nova variedade de porta enxerto, à base de Citrandarim San Diego, com a copa da laranja pera D6; aplicação do hidrogel; assim como a técnica do protetor solar, como alternativa para usar nas plantas durante períodos de longas estiagem.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, detalhou que o dia de campo serviu para demonstrar aos pequenos citricultores que mesmo em propriedades de duas ou três tarefas é possível plantar citros com qualidade e alta produção, aplicando as novas tecnologias que o mercado apresenta.

“Montamos essa primeira unidade que servirá de demonstração e vai atrair citricultores de outras localidades, para verem de perto o sucesso dessa nova forma de cultivo consorciada. O agricultor Sérgio Bispo disponibilizou a área, nós trouxemos as mudas com a nova variedade de porta enxerto, já com o hidrogel aplicado na hora do plantio e no mês de novembro nossa equipe técnica estará de volta para aplicar o protetor solar em todas as plantas”, pontuou Jean Nascimento.

De acordo com o chefe do escritório da Emdagro em Boquim, Joetônio Ferreira, foi importante levar para os pequenos produtores da região as informações sobre as inovações técnicas que se apresentam na área da citricultura. “Essa região onde antes já tivemos 62 mil hectares plantados com a cultura de citros, atualmente conta com 30 mil hectares. Fizemos essa demonstração para que os produtores entendam as novas formas de cultivo, a partir de experimentos feitos pela Embrapa e já testados por grandes empresas do ramo, como o espaçamento adensado e o plantio consorciado com leguminosas, mais recomendadas por fazerem a adubação natural do solo”, explicou.

Para Sérgio Bispo dos Santos Rodrigues, proprietário da área onde foi implantada a unidade experimental, essa é uma novidade que traz um incentivo a mais para ele e para os demais plantadores de laranja. “Nasci aqui e me criei desde pequeno na lavoura de laranja de meu pai, que até hoje é produtor. Me acostumei nessa lida, limpando e plantando laranja e agora com essa nova qualidade, doada pelo governo, e também essas novas tecnologias, a expectativa é muito boa”, afirmou o citricultor.

A agricultora Vanildes dos Santos, do município de Arauá, achou muito importante participar da atividade realizada pela Emdagro e adquirir novos conhecimentos no plantio da laranja. “Nós que somos pequenos produtores nem sempre temos oportunidade de aprender essas coisas novas e hoje foi muito bom conhecer essas técnicas, mesmo porque meu laranjal é velho, mais ainda assim eu planto junto um feijão de corda, um amendoim”, disse, ao agradecer pela oportunidade de participar do dia de campo.

Texto/Foto: Ascom Seagri

 

Parceiros:

Última atualização: 10 de junho de 2024 08:25.