Emdagro e parceiros se reúnem para discutir projeto de citricultura aprovado pelo BNB em Sergipe

A reunião foi para esclarecer os papéis de cada componente parceiro


A consolidação do projeto Resgate da Citricultura Sustentável no Território Sul Sergipano foi tema de reunião ocorrida na última terça-feira (24), em Indiaroba. O projeto, que foi contemplado com recursos do FUNDECI, visa um maior controle da infestação de pragas na cultura da laranja, nos pomares de 60 produtores, localizados em municípios como Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Umbaúba, Cristinápolis e Tomar do Geru.

A técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Maria Cleusa, participou das discussões juntamente com os membros do Grupo Gestor Territorial (CGT) do Plano de Ação Territorial, do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste e da Cooperafir. Também participaram o prefeito Adinaldo Nascimento, de Indiaroba, além de secretários, técnicos e citricultores do município e ainda de Cristinápolis, Tomar Geru e Umbaúba.

Na sua execução serão realizados diagnósticos participativos nas áreas produtivas, para a identificação das tecnologias que mais se adequam à realidade local, sempre com foco em práticas de manejo sustentáveis, para restabelecimento do equilíbrio ecológico, visando o resgate da tradição do cultivo da laranja. Como consequência das ações integradas para controle de pragas, espera-se observar um aumento significativo da produtividade, fortalecendo o desenvolvimento da cultura na região, com resultados econômicos satisfatórios.

Segundo Maria Cleusa, tais resultados só serão conseguidos com o empenho, união e colaboração de todos os parceiros do projeto. “A Emdagro  vai oferecer suporte técnico especializado para metodologia a ser empregada nos eventos de campo programados, bem como apoio nas organizações dessas metodologias”, esclareceu.

Participaram também da reunião o responsável pelo programa Agente de Desenvolvimento, da agência do BNB da cidade de Estância, Djalma Cardoso de Lima Neto, o gerente Executivo Estadual da Superintendência do BNB/SE, Lenin Falcão, e o presidente da Cooperafir, Marcos Paulo Pereira dos Santos.









Parceiros:

Última atualização: 30 de janeiro de 2023 13:50.