Emdagro lança projeto piloto Cultivando Hortas em Riachuelo

Com o projeto serão implantadas 1.444 hortas em 128 comunidades rurais do município


Com o objetivo de incentivar a implantação de hortas orgânicas escolares, comunitárias e familiares em comunidades rurais, as equipes técnicas da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com a Prefeitura Municipal de Riachuelo, através de suas secretarias vinculadas (Agricultura, Assistência Social, Trabalho e Educação), realizou, no início do mês de novembro, o lançamento do Projeto Piloto Cultivando Hortas, com a implantação de 23 hortas familiares  distribuídas em 6 comunidades, 1 escolar e 1 comunitária. A iniciativa visa incentivar o consumo de alimentos seguros e livres das práticas intolerantes ao meio ambiente, além de oportunizar a geração de trabalho e renda às famílias envolvidas.

O projeto é uma parceria entre a Emdagro e a Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (SEIAS), a qual financiou a aquisição de sementes, cabendo ao órgão de assistência técnica e extensão rural a elaboração e sua execução do projeto. Na ocasião do lançamento, foram distribuídos 23 kits de sementes de hortaliças de 11 variedades diferentes, que contemplou a Escola Municipal Poeta Santos Souza, a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, e 21 Agricultores familiares.

“O Projeto Piloto Cultivando Hortas – na perspectiva orgânica e agroecológica” traz em seu interior a crença de que é possível dar um rumo diferente à produção de alimentos e que os recursos naturais podem ser manejados de forma mais sustentáveis a partir de pequenas iniciativas a exemplo de hortas nas escolas, nos quintais produtivos, etc”, observou a Gestora do Programa de Organização e Desenvolvimento Social da Emdagro, Abeaci dos Santos. Ela esclarece que o projeto é um desdobramento do processo de implantação das hortas em diversas localidades e municípios que contemplam as áreas de atuação da Emdagro.

Para a agricultora do Assentamento Mario Lago Município, município de Riachuelo, Andréa Michaela Farias Costa, o projeto vai viabilizar um item na produção das famílias. “O Projeto é muito enriquecedor para os assentados porque terão a oportunidade de cultivar hortaliças orgânicas como mais uma opção de produção em seus lotes, isso já ajuda na geração de renda dos envolvidos”, destacou.

Projeto Piloto
A Emdagro através de suas equipes de campo tem como meta a implantação de 1.444 hortas em 128 comunidades rurais, incluindo também assentamentos de reforma agrária e comunidades quilombolas, distribuídas nas regiões de Boquim, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, as quais recebem assessoria técnica e extensão rural das referidas equipes. Ao todo, o Projeto Cultivando Hortas irá beneficiar 32 municípios, beneficiando assim 2.888 trabalhadores rurais com hortas comunitárias, familiares e escolares.

Participantes
Estiveram presentes o Coordenador de Desenvolvimento Rural da Emdagro (Cooder), Ary Osvaldo Ribeiro Bomfim, as responsáveis pelo Programa de Organização e Desenvolvimento Social, Abeaci dos Santos e Tabita Evangelista de Araújo Reis, da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, Elisabeth Denise Campos, a equipe técnica da unidade local de Itabaiana Gilza Diniz dos Santos e Valtenis Braga Silva, bem como secretários municipais de Agricultura, Paulo César Cerqueira, Assistência Social Sandra Regina Rozendo, de Educação Eneas Gabriel, a representante do Prefeito de Riachuelo, Sandra Moura, da representante das mulheres trabalhadoras rurais, Andréa Michaela Farias Costa, da Consultora do Sebrae, Mirya Córdo.

Parceiros:

Última atualização: 30 de novembro de 2022 11:25.