A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promoveu, na última quarta-feira (06), o 5º Encontro Estadual das Equipes Técnicas no Escritório Central da instituição. O evento, realizado no escritório central da empresa, em Aracaju, abrangeu discussões sobre as ações desenvolvidas junto às comunidades quilombolas de Poço Redondo (Serra da Guia), Capela (Pirangi), Brejo Grande (Batateiras e Resina), e Porto da Folha (Mocambo) ao longo de janeiro a novembro de 2023.
O objetivo central foi a socialização das atividades realizadas durante esse período, a avaliação dos resultados alcançados e a identificação de desafios. As equipes técnicas, provenientes de diferentes regiões, colaboraram na definição de estratégias para o redirecionamento das ações, contribuindo para o planejamento do ano de 2024.
As equipes presentes realizaram apresentações das ações desenvolvidas e deram destaque àquelas referentes à assessoria em pecuária de leite e de corte, avicultura, pesca, agroecologia, capacitações, diagnósticos, elaboração de projetos diversificados, cadastros da agricultura familiar, quintais produtivos, incluindo hortas e pequenas criações, entre outros.
Na ocasião, foram compartilhadas informações sobre os procedimentos adotados para a elaboração do plano de ação local e a inserção das ações executadas no Sistema de Acompanhamento (SIGA) para o ano de 2024.
“Este encontro proporcionou uma valiosa reflexão sobre os rumos da assistência técnica e extensão rural não apenas em Sergipe, mas em todo o Brasil, enfrentando desafios e buscando a inclusão sustentável de homens e mulheres do campo nos espaços produtivos, de mercado e comercialização, visando sua inserção através do trabalho e da renda”, ressaltou o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jean Carlos Nascimento.
O encontro contou com a participação de gestores regionais Rita Selene Quixadá (N. S. Glória), Paulo Roberto Barbosa (Propriá) e de gestores locais, Adalmir de Jesus Santos (N. S. das Dores), que se fez acompanhado pelos técnicos Valtênio Azevedo Andrade e Cintia Cristina Dantas, Ricardo Alexandre Feitosa Aragão (Porto da Folha) acompanhado pelo técnico Manoel Gomes de Freitas, Francisco Luciano Firmino Macedo (Poço Redondo), Esdras de Oliveira Pereira (Neópolis), das assessoras do Programa de Organização e Desenvolvimento Social da Emdagro, Abeaci dos Santos e Tabita Evangelista e dos Engenheiros Agrônomos residentes Laila Beatriz Santos Maciel e Matheus Pinheiro Fiais dos Santos, do Coordenador de Desenvolvimento Rural, Ary Osvaldo Ribeiro Bomfim, do Diretor Fundiário Marcelo Silva dos Santos e dos Assessores de Planejamento Gilson Soares dos Santos e Eurídice Xavier.