Emdagro realiza debate sobre o Dia Mundial da Água

Em alusão ao Dia Mundial da Água, a equipe do escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em Estância, comemorou, na última semana, a data mobilizando agricultores e agricultoras do povoado Mangabeira e arredores, em Santa Luzia do Itanhy, para um bate papo sobre a importância da Água na manutenção da vida. A reunião contou com as palestras das engenheiras agrônomas da Coordenadoria de Agricultura e Sustentabilidade Ambiental (COASAM) Elizabeth Campos e Maria Cleusa, que contextualizaram o tema à realidade do município.

O chefe do escrito em Estância, Carlos Augusto, foi quem deu início à reunião passando alguns informes e orientações aos presentes sobre DAP e CAF e apresentação dos agentes do Banco do Nordeste sobre o Programa “Mão Amiga”. Após, as engenheiras agrônomas iniciaram a fala sobre o significado da data comemorada, destacando que o primeiro contato do ser vivo com a água é durante a sua concepção e que, a partir daí, não há como sobreviver sem esse líquido.

“Foi notável a participação e o envolvimento do público nas questões colocadas e a necessidade de pensar, de forma individual e conjunta, sobre os desafios enfrentados em relação à situação dos recursos hídricos e como identificar as soluções localmente para garantir o abastecimento da comunidade”, Comentou Elisabeth Campos.

Outros assuntos relacionados, tais como a trajetória dos recursos hídricos sobre a terra e nos lençóis freáticos, a formação de rios, riachos, cacimbas e poços e a relação da água com a energia elétrica proveniente das hidrelétricas, que proporciona conforto à população, foram trazidos à tona e debatidos com os presentes a fim de serem discutidos e refletidos junto à família, vizinhos e amigos.

Além da participação dos homens e mulheres da comunidade, o evento contou com a presença do secretário da agricultura de Santa Luzia, o presidente da associação da Mangabeira e representantes do BNB.

    

Parceiros:

Última atualização: 29 de março de 2023 09:31.