24 de março de 2022 12:09

Emdagro realiza Dia Especial sobre Brucelose


Evento envolveu 50 produtores rurais de cinco comunidades do município de Itaporanga D´Ajuda


A equipe do escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em Itaporanga D’Ajuda, promoveu, essa semana, um Dia Especial sobe o Controle da Brucelose Bovina. O evento aconteceu na Escola Municipal João Garcez e envolveu 50 produtores rurais das comunidades Campos, Assentamento Vitória da Conquista, Tapera e Morena.

A programação contou com uma palestra sobre a doença ministrada pela Médica Veterinária da Emdagro e Responsável pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose em Sergipe, Larissa Hortência Santos Góes. Na ocasião, Larissa apresentou o panorama da legislação vigente em nível federal e estadual, bem como as principais características da doença que é uma zoonose e, por isso, pode ser transmitida para o homem. Ainda na programação, os participantes puderam acompanhar uma demonstração de vacinação de bovinos, realizado pelo Médico Veterinário do Escritório da Emdagro, Enock Luiz Vieira da Silva.

Para o chefe do escritório da Emdagro de Itaporanga, Arlindo Martins de Oliveira, o evento foi bastante proveitoso. “Eu gostei muito desse encontro, sobretudo, dessa integração entre os parceiros Emdagro, Prefeitura Municipal de Itaporanga, Sindicato da Agricultura e produtores rurais. Nosso interesse é levar essas informações sobre a Brucelose para todo o município, não ficando limitado a apenas esses povoados”, avaliou.

Segundo o produtor rural Lucas Fontes, da Comunidade Tapera, o evento foi muito gratificante pela riqueza de informações sobre a Brucelose e a importância da vacinação contra a doença. “É muito gratificante estarmos aqui reunidos para fortalecer a pecuária do município de Itaporanga D´Ajuda. Esse evento está sendo muito importante para nós pelas informações que nos foram passadas através da palestrante da Emdagro, assim como, pela demonstração de vacinação nas vacas, cujo funcionamento pudemos acompanhar”, disse.

Participaram do evento a equipe do escritório local da Emdagro de Itaporanga D´Ajuda, do Chefe do Escritório Regional, Luiz Fernandes, o Coordenador de Defesa Animal Emerson Sales e a Assessora Tânia Reis, além de representantes da Prefeitura Municipal de Itaporanga D’Ajuda.

Brucelose

A Brucelose bovina é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. A doença é provocada por bactérias do gênero Brucella. Os bovinos são acometidos pela espécie Brucella abortus. A brucelose é uma zoonose, ou seja, é transmitida dos animais para os humanos.

A doença gera grandes impactos na produção de leite, visto que causa problemas reprodutivos, sendo responsável por 20 a 25% de perdas na produção de leite. Sua transmissão acontece quando o animal sadio entra em contato com um animal infectado. Outra forma de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados com urina ou fezes de animais doentes ou ingestão de restos de placentas. O homem pode obter a doença pela ingestão de carne e deleite e derivados sem o tratamento térmico adequado ou com o contato direto com um animal doente.


Last Updated on 24 de março de 2022 by carlos.mariz