Emdagro realiza palestras sobre Sigatoka Negra | Emdagro realiza palestras sobre Sigatoka Negra – Emdagro

18 de fevereiro de 2022 09:16

Emdagro realiza palestras sobre Sigatoka Negra


Praga é a mais letal para o cultivo da banana, podendo gerar perda de 100% da produção


A cultura da banana é uma das atividades de grande importância social e econômica para o Estado de Sergipe. Por esse motivo a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vem mantendo rigorosamente as fiscalizações agropecuárias diante das ameaças fitossanitárias, como a praga Sigatoka Negra, que se encontra presente em vários estados do Brasil, em Sergipe ainda somos livres desta doença, mas a Bahia, grande produtor apresenta está doença. Mas, além desse trabalho de fiscalização, outro muito importante que vem sendo realizado pela Coordenadoria de Defesa Vegetal, são as palestras voltadas para produtores e comerciantes sobre os riscos do transporte e comercialização de bananas sem a devida procedência.

Foi o que aconteceu na última segunda-feira (31), quando 16 produtores de banana do município de Malhador, agreste sergipano, receberam a equipe da Coordenadoria de Defesa Vegetal da Emdagro, Marcos Paulo, Orleans Siqueira Santos e Sandro Roberto Kruger, numa palestra sobre a Sigatoka Negra, doença considerada a mais destrutiva da bananicultura, podendo causar perdas de até 100% da produção. “Sem medidas de controle, a Sigatoka Negra pode reduzir até em 50% o peso do cacho e causar perdas de 100 % da produção devido à deterioração na sua qualidade”, comentou Sandro.

Segundo o Coordenador, a Emdagro tem atuado intensamente no controle da praga em Sergipe. “É intensa a atividade da fiscalização agropecuária para barrar o trânsito de produtos sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), e é esse trabalho que vem garantindo a ausência da Sigatoka Negra em Sergipe. Da mesma forma, temos buscado a conscientização de boa parte dos produtores e comerciantes para não adquirirem esses produtos sem origem confiável”.

Encontros
O primeiro encontro ocorreu no último dia 26 de janeiro, no Centro de Abastecimento de Sergipe (CEASA), onde 15 produtores e comerciantes assistiram a palestra: Comercialização de banana, Legislação e Sanções por descumprimento, ministrada pela Emdagro. Com o mesmo foco, o órgão já tem outro encontro agendado com produtores e comerciantes do município de Itabaiana, no próximo dia 04 de fevereiro, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os riscos da entrada de doenças oriundas de outros estados, sobretudo, da Sigatoka Negra.