Pela Semac foram doados ao órgão 50 equipamentos que vão beneficiar 18 municípios
Fruto de uma parceria entre a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), foram entregues, na manhã desta terça-feira, na sede da Emdagro, 50 pluviômetros simples, num investimento total de R$ 54.500,00 a técnicos e agricultores dos escritórios locais da empresa de 18 municípios sergipanos. Os equipamentos foram entregues pelo Presidente e do Diretor Técnico da Emdagro, Gilson dos Anjos e Jean Carlos Nascimento, respectivamente, e pelo Superintendente da Semac, Ailton Rocha.
As regiões beneficiadas são Nossa Senhora da Glória, com 20 unidades, Lagarto com 20, Boquim com 05 e Propriá com 05. “Esses pluviômetros foram distribuídos de forma técnica. Esses equipamentos serão operados pela Emdagro que fará a leitura diariamente às 8h da manhã e, semanalmente, entregarão esses dados à Semac que fará o monitoramento das precipitações em todo o estado. Além disso, essa coleta de dados servirá para que, tanto nós extensionistas quanto o próprio agricultor, planeje devidamente os cultivos de cada região”, afirmou o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.
A Emdagro tem sido uma parceria de primeira hora na gestão de recursos hídricos, a exemplo dos Programas Águas de Sergipe e Monitor de Secas e agora com esse monitoramento pluviométrico no Estado de Sergipe. Então, o Estado de Sergipe deve muito à extensão rural. Os frutos que vem sendo colhidos hoje, no agronegócio, na agricultura familiar, na regularização fundiária deve-se muito à extensão rural”, reconheceu o Superintendente da Semac, Airton Rocha.
O chefe do escritório local da Emdagro em Itabi, Sérgio Carlson, considerou importante a chegada dos pluviômetros para que o técnico de campo possa auxiliar ainda melhor o agricultor. “É muito importante a gente receber esses pluviômetros para termos um parâmetro das chuvas lá em Itabi para melhor orientarmos os agricultures o momento certo de plantar e, assim, evitar perdas de safra e de recursos”, disse.
Para o agricultor familiar e presidente da Cooperativa de Moita Bonita, Roberto Vieira, os equipamentos vão facilitar a vida do agricultor. “Veio numa boa hora, porque com os pluviômetros vamos ter com mais precisão a medição da chuva, o que vai ajudar os produtores rurais no momento do plantio e da colheita”.
Na ocasião da entrega, a gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac, Wanda Tathyana de Castro, ministrou uma palestra sobre a utilização dos pluviômetros e a sua importância para o monitoramento das chuvas e o repasse dos dados para o sistema de informação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, auxiliando assim não só a Emdagro, mas a Defesa Civil.
Última atualização:
26 de abril de 2023 08:53.