Esta semana, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emagro) publicou uma nova edição do informativo “Emdagro em Números 2020 – Apesar da Pandemia”. A publicação traz um panorama de ações realizadas, em suas diversas áreas de atuação, para atendimento a pequenos produtores rurais e fomento a políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor agropecuário de Sergipe, especificamente, no período da pandemia de Covid-19.
Segundo o levantamento, na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Emdagro realizou mais de 88 mil atendimentos a agricultores familiares, com repetição, ao longo de 2020. Os dados são relevantes porque evidenciam a grande demanda dos produtores rurais por apoio da Ater pública, sobretudo diante das restrições impostas pela pandemia e das consequentes dificuldades enfrentadas na geração de emprego e renda para sobrevivência do homem do campo. Outro levantamento trazido no documento aponta que programas de transferência de renda, a exemplo do Mão Amiga da Cana-de-açúcar e da Citricultura, executado pela Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seias) em parceria com a Emdagro, Banese, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e municípios, beneficiaram mais de 7.800 trabalhadores rurais de 35 municípios em 2020, com o pagamento de um benefício de R$ 760 dividido em quatro parcelas, durante os meses da entressafra da cana e da laranja.
Também teve destaque o Projeto Dom Távora, que contribuiu fortemente para o combate à pobreza e o apoio ao desenvolvimento rural sustentável de milhares de agricultores familiares com a implantação de projetos agropecuários e não agropecuários fortalecendo, dessa maneira, os principais arranjos produtivos do Estado. Ainda segundo a publicação, q Emdagro emitiu 7.424 Declarações de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, garantindo o acesso desses agricultores às principais políticas públicas. “É evidente que a Pandemia limitou muito nossa atuação no campo, mas mesmo assim, os dados apresentados nesse relatório demonstram os esforços que a Emdagro vem envidando para não deixar os trabalhadores e trabalhadoras rurais desassistidos”, avalia o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho.
Ele exemplifica, mencionando a realização de 278 eventos de capacitação realizados no período, como palestras, cursos, intercâmbios e oficinas, que beneficiaram 3.560 produtores rurais, profissionais de diversas áreas e público em geral. “Também foram promovidas 4.306 visitas técnicas a propriedades, nas 440 comunidades rurais visitadas regularmente nos 75 municípios do Estado, e a assistência a 170 organizações rurais, a exemplo de associações, cooperativas, grupos de produtoras e produtores, conselhos comunitários, escolas e sindicatos. Além disso, assistimos 1.119 produtores, estudantes, professores, público em geral, através das plataformas e canais virtuais da empresa”, contabilizou o presidente.