Fórum destaca novos desafios após Sergipe ser área livre da febre aftosa sem vacinação

Evento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto e reuniu médicos veterinários e criadores

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) reuniu médicos veterinários e pecuaristas no Fórum Sergipano de Vigilância para a Febre Aftosa, realizado nesta quarta-feira, 12. O evento teve como tema ‘Sergipe está livre da febre aftosa. E agora?’, que abordou discussões fundamentais para o setor pecuário no estado.

O evento contou com uma série de palestras, abordando temas como a situação atual do programa nacional de vigilância para a febre aftosa, os novos desafios enfrentados por Sergipe, com o novo status de zona livre da doença, e as implicações dos crimes rurais. Entre os palestrantes estavam o auditor fiscal Federal Agropecuário, Leandro Oliveira dos Santos, a coordenadora de Defesa Animal da Emdagro, Lucyla Mariz Flor, e a investigadora da Delegacia Especializada em Crimes Rurais, Anna Rosa Guimarães.

A diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, destacou a importância do fórum, para esclarecer aos criadores sobre o atual momento da febre aftosa em Sergipe, além de apresentar as medidas que a Emdagro está adotando com esse novo status de área livre da doença. “Precisamos reforçar junto aos criadores que após a retirada da vacinação as responsabilidades aumentaram. Diante disso, a Emdagro vem intensificando as fiscalizações em rodovias e propriedades rurais e a regularização obrigatória dos bovinos e bubalinos, todos os anos, no mês de maio”, disse.

Jonielton de Oliveira Dantas, superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, ressaltou que o novo status representa um marco importante para o estado, fruto do trabalho conjunto entre agricultores, órgãos de defesa, como a Emdagro, e o Ministério da Agricultura. “A partir do próximo ano, todo o território brasileiro será reconhecido como área livre da febre aftosa sem vacinação, o que abrirá novas oportunidades nos mercados internacionais”, anunciou durante o evento.

O criador Gabriel Santos Costa, de Lagarto, destacou a importância do fórum para a pecuária sergipana. “Realmente o fórum foi muito importante, devido a necessidade de esclarecimentos dos produtores sobre a doença da Febre Aftosa, as medidas preventivas adotadas pela Emdagro, a importância do Guia de Trânsito Animal e a preocupação com os crimes rurais, dos quais eu mesmo já fui uma vítima”, ressaltou.

 


Parceiros:

Última atualização: 2 de julho de 2024 10:26.