25 de maio de 2022 12:13

Presidente da Emdagro e equipe técnica participam de reunião sobre o Programa de Crédito Fundiário Terra Brasil


Além da equipe do Estado de Sergipe também participaram representantes das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte e Piauí


O Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, acompanhado dos assessores técnicos Ary Osvaldo Bomfim (Desenvolvimento Rural), Deodato Lima Filho (Divisão de Crédito Rural) e Godofredo Albuquerque (Assessoria de Projetos), participaram, em João Pessoa-PB, nos dias 12 e 13, de uma reunião promovida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), com o objetivo de conhecer a operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil.

O grupo sergipano foi recepcionado pelo Presidente da Empaer, Nivaldo Magalhaes, que fez uma apresentação sobre a execução do Programa Terra Brasil no Estado da Paraíba. Em seguida, os técnicos da empresa de extensão fizeram uma exposição sobre todos os procedimentos adotados pelo Estado para a operacionalização do Programa. Na ocasião. Também estiveram participando da reunião o Presidente da Emater-RN, Cesar José de Oliveira, os técnicos da Emater-PI e Paraíba.

“O objetivo do Programa Terra Brasil é garantir mais agilidade no acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtiva por meio do Terra Brasil. Para tanto, o Ministério da Agricultura criou um serviço digital que dispensa a necessidade de entrega de documentação física ao Governo Federal”, destacou o Presidente da Empaer, Nivaldo Magalhaes. Segundo ele, a nova plataforma possibilita o envio do projeto técnico de financiamento e toda documentação do candidato a beneficiário, do vendedor e do imóvel rural de forma digital, desde o pedido inicial até a liberação do contrato de financiamento na agencia do banco financiador.

Para o Presidente da Emagro, Jefferson Feitoza, a visita foi bastante proveitosa e relevante para os participantes, onde, na oportunidade, foram tiradas todas as dúvidas. “O Programa Terra Brasil é bastante conhecido e garante o acesso à informação de forma transparente para o acompanhamento das etapas de análises, aprovações, envio de documentos correção de pendencias e solicitações de informações complementares. Porém, ele passou por uma reformulação e, atualmente, se encontra totalmente digital”, frisou o presidente que garantiu que, no caso de Sergipe, o acesso deverá ser realizado através da Emdagro, que já está credenciada no serviço CET – Certificação de Entidades e Técnicos para concessão do Crédito Fundiário.

Na oportunidade o Presidente da Empaer-PB apresentou um Programa de controle financeiro muito eficiente em que se visualiza de forma “on line” todas as entradas de recursos captados pela Empresa dos serviços de Ater prestado ao público beneficiário, bem como entregou aos visitantes uma cópia do Termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Empaer-PB e o Incra, delegando competências para emissão de declaração de aptidão ao Pronaf – DAP para os beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agraria – PNRA.

Last Updated on 25 de maio de 2022 by carlos.mariz