SAÚDE NO CAMPO: Vacinação de bezerras e vacas contra brucelose bovina beneficia pequenos produtores em Sergipe


A preocupação com a saúde dos rebanhos bovinos e a qualidade do leite para o consumidor são pautas prioritárias em todo o país. Em Sergipe, o Projeto Saúde no Campo, desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), está empenhado em melhorar a produtividade e a qualidade sanitária dos rebanhos, com um foco especial nos pequenos produtores que possuem até 10 vacas. Pensando nisso, nesta quinta-feira (19), aconteceu o lançamento oficial do projeto, na Colônia Penha, em Riachuelo.

 

A brucelose bovina é uma doença altamente infectocontagiosa, que pode ser transmitida aos seres humanos através do leite não pasteurizado e produtos derivados produzidos com leite não submetido a tratamento térmico adequado. Além disso, a brucelose provoca aborto nas vacas, prejudicando a produtividade dos rebanhos e a renda do produtor. Uma das ações centrais do projeto é a vacinação de bezerras e vacas contra a brucelose bovina, uma doença que afeta não apenas a produção de leite, mas também representa um risco de zoonose para a população rural e urbana.

 

O Projeto Saúde no Campo não apenas visa garantir a saúde dos animais, mas também a segurança alimentar da população e o cumprimento das exigências legais de vacinação. “A vacinação será realizada com a vacina RB51, seguindo as diretrizes da Instrução Normativa Federal nº 10/2017 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Importante ressaltar que a imunização deve ser realizada por profissionais médicos veterinários cadastrados na Emdagro”, disse a Coordenadora de Agropecuária da Emdagro, Med. Veterinária Izildinha Dantas.

 

Ainda segundo a coordenadora, além de promover a saúde dos rebanhos, o projeto também colabora com o Programa Mais Pecuária Brasil para Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), uma  parceria do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e CONAFER – Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e os Empreendedores Rurais Familiares, com execução a cargo da Emdagro. O Programa exige a vacinação dos rebanhos participantes da IATF.

 

O Projeto Saúde no Campo tem como meta imunizar 2.500 animais em todo o estado. Ele representa um passo importante na busca pela saúde dos animais, na segurança alimentar da população e no fortalecimento da produção pecuária no Estado de Sergipe.

 

Parceiros:

Última atualização: 30 de outubro de 2023 09:41.