Umbaúba recebe a 30ª edição do ‘Sergipe é aqui’ com vários serviços agropecuários

Estande da Seagri e vinculadas ofereceu serviços e orientações aos agricultores locais, fortalecendo a produção agrícola e pecuária na região

Hoje, o município de Umbaúba, a pouco mais de cem quilômetros da capital Aracaju, sediou a 30ª edição do Programa ‘Sergipe é aqui’, promovido pelo Governo do Estado. Com uma população em torno de 25 mil habitantes, Umbaúba destaca-se como um dos maiores produtores de laranja do estado e contribui significativamente para o PIB regional com a produção de laranja, tangerina, mandioca, maracujá e coco. Além disso, a criação de gado de corte, ovinos e aves também fortalece a economia local.

O evento contou com a presença de vários estandes, incluindo o da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e suas vinculadas Emdagro e Coderse, que ofereceram inúmeros serviços aos agricultores da região. A Emdagro destacou-se pela distribuição de 55 mudas frutíferas, entrega de 20 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) a agricultores previamente cadastrados e o envio de 55 amostras de solo ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) para análise. Além disso, a autarquia realizou o cadastramento de pequenos produtores para a vacinação de bezerras contra brucelose e de bovinos, ovinos e caprinos contra clostridiose. Outro serviço importante foi o cadastramento de agricultores para inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos, dentro do Programa Mais Pecuária Brasil Bovino e Caprino e Ovino.

A Coderse marcou presença orientando sobre locação, perfuração, limpeza e teste de vazão de poços comunitários, além de fornecer informações sobre instalação, manutenção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água. No estande, uma maquete de uma unidade de produção de água chamou a atenção dos visitantes. Já a Pronese participou do evento oferecendo informações sobre crédito fundiário, auxiliando os agricultores a entender melhor as opções de financiamento disponíveis.

Satisfação

O agricultor aposentado José Soares de Araújo ficou satisfeito em voltar para casa com uma muda de jenipapo para plantar em seu terreno. “Só comia jenipapo quando ganhava de meu vizinho, mas agora ele resolveu cortar o pé e sou eu que vou plantar, graças a essa ação do governo em minha cidade”, afirmou, satisfeito. O agricultor disse que planta macaxeira, laranja e tem várias fruteiras. “Aproveitei também para revalidar minha carteirinha de passe livre para viajar. Gostei muito”, afirmou.

Luzia Correia de Carvalho, agricultora que mora no povoado Pau Amarelo, vizinho à sede do município de Umbaúba, ganhou uma muda de goiaba para plantar em sua chácara. “Vim aproveitar o dia de serviços aqui na cidade, fiz exame de sangue e passei aqui no estande da Agricultura para garantir meu pé de fruta”, disse, revelando que tem uma variedade grande de hortaliças e verduras em sua propriedade, e que não dispensa uma nova opção de fruta em seu pomar.

“Hoje meu dia foi bem proveitoso aqui. Recebi meu certificado do Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), ganhei uma muda de acerola para plantar em meu sítio e acompanhei a entrega da amostra de solo retirada de minha propriedade, para análise”, afirmou o agricultor Renato Cardoso dos Santos. Para ele foi muito importante realizar o serviço, a fim de garantir a qualidade da terra onde semeia. “Os técnicos da Emdagro foram muito atenciosos, explicaram tudo e mostraram a importância de fazer essa análise no solo, para ele produzir mais e com melhor qualidade”, disse o agricultor que planta maracujá, mamão, laranja, milho e amendoim.

O secretário de estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, destacou que a proximidade com a população faz chegar os serviços que favorecem o crescimento regional. “O Programa Sergipe é aqui demonstrou mais uma vez seu compromisso em apoiar e desenvolver ações para a população local, por meio de sua gama de serviços ofertados. A Seagri, Emdagro e Coderse, com o apoio à agricultura e à pecuária, não foi diferente em Umbaúba, proporcionando recursos e informações essenciais para o crescimento sustentável da região”, disse o secretário.

 

Parceiros:

Última atualização: 26 de julho de 2024 12:23.